Projeto Pará.Bola realiza campeonato de futebol feminino em comunidade indígena Assurini
O IFPA Campus Tucuruí, por meio do Projeto Pará.Bola, realizou um campeonato de futebol feminino na comunidade indígena Assurini, localizada na Aldeia Trocará, no último sábado (3). A ação foi voltada às mulheres da localidade, tendo como objetivo pesquisar a prática de futebol com esse público.
O professor Jairson Viana e a técnica em assuntos educacionais Maria Sarmento coordenaram a ação, que contou com mais de 50 participantes, as quais foram divididas em 4 equipes: 1 (Iwitatoihara), 2 (Ytutawa), 3 (Tasahoa) e 4 (Taowa). Além disso, a visita à comunidade Assurini também resultou no início do projeto de extensão “Visibilizando jogos, brincadeiras e brinquedos da etnia Assurini do Trocará”.
De acordo com a Coordenação do projeto, “existe uma grande procura pela prática do esporte [futebol] pelas mulheres da comunidade e, ao mesmo tempo, existe carência de estrutura, profissionais e materiais para fomentar o futebol no local. Ficou acordado que, em outro momento, o Projeto Pará.Bola irá abrir turmas voltadas para a prática do futebol feminino na aldeia”.
Sobre o Projeto Pará.Bola
O Projeto Pará.Bola - Academia & Futebol, no âmbito do IFPA, é um projeto de pesquisa e extensão. Trata-se de uma parceria com o Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, visando difundir a prática, os estudos e a produção científica relacionados ao futebol.
Redes Sociais