Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do IFPA Campus Tucuruí recebem medalha de bronze e certificados na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

• Publicado: Quinta, 16 de Dezembro de 2021, 12h42
  • Última atualização em Quinta, 16 de Dezembro de 2021, 12h42

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) de 2021 rendeu uma medalha de bronze e seis certificados de participação aos estudantes do IFPA Campus Tucuruí. A cerimônia de entrega dessas conquistas aconteceu no evento de acolhimento institucional dos calouros de 2021, no início deste mês, no Auditório Central da instituição, contando com a presença da Direção Geral, servidores do Setor Pedagógico e Assistência Estudantil, professores e alunos.

A OBA é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), sendo destinada a estudantes do Ensino Fundamental e Médio. O objetivo da iniciativa é fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promovendo a difusão dos conhecimentos básicos dessas áreas.

No IFPA Campus Tucuruí, há cinco anos a atual equipe de professores de Física organiza a aplicação da OBA (e também da OBF e OBFEP) entre os alunos, realizando ainda oficinas com revisões dos temas abordados nas provas e resolução de questões de edições anteriores. “Os resultados sempre nos surpreendem positivamente, pois, mesmo na pandemia, houve um engajamento relevante dos alunos dos cursos integrados do campus”, comenta o professor Fábio Cezar.

Para o medalhista de bronze, o estudante Arthur Felype, essa conquista representa um passo certo na direção que ele pretende seguir (ainda indeciso entre Ciência da Computação, “que poderia se atrelar a essa área”, e Física). Arthur, que afirma gostar de Astronomia, explica que “a OBA me proporcionou ver que o que eu sei sobre o nosso Universo ainda é pouco e que tenho muito a descobrir sobre ele”.

O aluno Henrique Costa recebeu o certificado de participante e conta que a experiência contribuiu “com grande avanço nos meus conhecimentos sobre a Astronomia e Astronáutica”. Ele revelou que pretende realizar a prova novamente no próximo ano. Além dele, também receberam certificados os estudantes Andrey Lima, Deivid Souto, Elias da Silva, Marcos Corrêa e Nícolas Mota.

Equipe de docentes de Física: Fábio Cezar, Amadeu Bandeira e Elton Carlos.

Mais fotos podem ser conferidas nas nossas páginas do Facebook e Instagram.