Página inicial > Últimas Notícias > Estudo desenvolvido por estudantes do IFPA Campus Tucuruí ganha menção honrosa em evento nacional

• Publicado: Segunda, 31 de Julho de 2023, 13h38
  • Última atualização em Segunda, 31 de Julho de 2023, 13h41

Uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Tucuruí, ganhou menção honrosa no Prêmio da Sessão de Pôsteres da 75° Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A Sessão de Pôsteres ocorreu de forma híbrida, com apresentações presenciais e vídeo-pôsteres pelo canal da SBPC no YouTube. O trabalho “Os Sistemas Agroflorestais como alternativa sustentável para o desenvolvimento de micorrizas em palma de óleo na Amazônia”, desenvolvido pelo IFPA, foi apresentado de forma virtual durante o evento e pode ser assistido pelo link: https://youtu.be/a0vM-fJTXm4.

A pesquisa foi realizada pelas alunas Gabriele Miranda, Adler de Almeida, Rayane Pinto, Taynara Silva, Isabela de Oliveira, Inara da Silva, Ana Beatriz Bulhões e Daniela Ribeiro, orientadas pelos professores Luciana Fernandes e Rodrigo Maia. O projeto avaliou a interação das plantas presentes em Sistemas Agroflorestais (SAFs) com fungos simbiontes no solo, no município de Tomé-Açú (PA). Esses fungos, conhecidos como micorrizas, são microrganismos presentes naturalmente nos solos e ajudam as plantas a absorverem mais nutrientes e água, aumentando a produtividade e o crescimento do vegetal.

Os resultados mostraram que os SAFs, tanto os de alta quanto os de baixa diversidade, tiveram um impacto significativo na colonização micorrízica da palma de óleo. “Através desses resultados, podemos dizer que o SAF é considerado, de fato, um fertilizante natural, econômico, que pode cooperar com a renda de diversos agricultores, pois, ao invés de cultivarem apenas um produto, podem ter uma diversidade de cultivos, o que auxilia em uma maior renda econômica e, ao mesmo tempo, conserva os recursos naturais e a biodiversidade”, explica uma das autoras do trabalho, a estudante Gabriele Miranda.

Os SAFs são sistemas produtivos análogos aos ecossistemas naturais, em que árvores exóticas ou nativas são consorciadas com culturas agrícolas, trepadeiras, forrageiras, arbustivas, com alta diversidade de espécies e interações entre elas.  “Mostramos que plantas em Sistemas Agroflorestais aumentam a interação com fungos no solo e potencializam a rede micelial fúngica nesse ambiente. Isso contribui significativamente para o maior fluxo de nutrientes e água entre as plantas, impactando diretamente na produtividade do sistema e reduzindo, assim, gastos futuros com fertilizantes químicos no solo. Os fungos, portanto, funcionam como uma espécie de ‘biofertilizante’ natural no solo”, destaca o professor Rodrigo Maia.

O próximo passo do estudo é calcular os serviços ambientais prestados por esses fungos (micorrizas) e mostrar o quanto o produtor rural pode economizar se adotar práticas agrícolas que beneficiam a interação da planta com as micorrizas, na agricultura amazônica.

Participação em evento

Gabriele Miranda é aluna do curso de Ciências Biológicas do IFPA, Campus Tucuruí, e essa foi a primeira vez em que a estudante apresentou trabalho em um evento desse porte. “Participar deste evento foi extremamente gratificante, pois tive a oportunidade de apresentar pela primeira vez uma pesquisa em um evento de âmbito nacional. Essa experiência, certamente, ficará marcada para sempre em minha vida acadêmica, ao lado dos meus colegas de laboratório”, comemora.

“Quando a aluna participa desses eventos, além do fator motivacional, que é importante para continuar trabalhando e se dedicando aos estudos e pesquisa, tem a questão do ‘network’ com outros alunos e pesquisadores; o que acaba sendo uma experiência enriquecedora que o aluno vivencia”, ressalta Rodrigo Maia.

O professor também atribui parte do sucesso da pesquisa aos editais de concessão de bolsas de iniciação científica realizados pelo IFPA. “Foi através do edital nº 2/2021 - PIBIC-Gr/IFPA/FAPESPA que tivemos a oportunidade de conseguir uma bolsa de pesquisa para a estudante Gabriele Miranda. Durante um ano, a estudante se dedicou em pesquisar a relação simbiótica entre fungos e plantas presentes nos Sistemas Agroflorestais de Tomé-Açú. A aluna Gabriele publicou artigos em revistas nacionais e internacionais sobre essa pesquisa, além de ter participado de eventos como o SICTI 2023, no qual fomos premiados como um dos melhores trabalhos apresentados no evento”, conta o docente.

SBPC

A 75ª Reunião Anual da SBPC é uma realização da SBPC e da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O evento aconteceu no período de 23 a 29 de julho, em Curitiba, com o tema central “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”. A programação contou com conferências, mesas-redondas, painéis, webminicursos e a sessão de pôsteres, que inclui a Jornada Nacional de Iniciação Científica. As atividades foram realizadas de forma presencial, mas houve também atividades virtuais.

As Reuniões Anuais da SBPC são realizadas desde 1949, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia. A Reunião Anual da SBPC tem como objetivo debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e de difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população.

(Fonte: Ascom do IFPA/Reitoria).