Página inicial > Últimas Notícias > Convênio Forma Pará: estudantes de Novo Repartimento têm aulas presenciais nos laboratórios do IFPA Campus Tucuruí

• Publicado: Sexta, 26 de Mai de 2023, 11h52
  • Última atualização em Sexta, 26 de Mai de 2023, 11h52

O IFPA Campus Tucuruí recebeu os seus alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas que moram no município de Novo Repartimento e estudam na instituição por meio do programa Forma Pará, um convênio realizado entre o Instituto, o Governo do Estado do Pará e a Prefeitura Municipal de Novo Repartimento. Os estudantes foram recebidos no prédio da Porto Colômbia, onde participaram da disciplina Estágio Rotativo II no período de 17 a 20 de maio.

De acordo com a Coordenação do curso, as aulas teóricas ocorrem na cidade de Novo Repartimento, com o deslocamento de professores do IFPA para essa localidade. Entretanto, algumas disciplinas são mais específicas e voltadas para a prática, o que exige que os alunos venham até a instituição para fazerem uso dos laboratórios, conforme já previsto no planejamento do curso.

“O Estágio Rotativo II é a continuidade do Estágio Rotativo I. Nesse caso, os alunos fazem rodízio nos laboratórios em que eles não haviam visitado ainda por ocasião do [Estágio Rotativo I]. Eles aprendem as rotinas, as atividades e as linhas de pesquisas desenvolvidas em cada laboratório. Esse é o caminho para que, a partir daí, eles decidam em qual área terão interesse para desenvolver a iniciação científica e o TCC”, explica o coordenador do curso, professor André Walsh.

A estudante Patrícia Silva conta que ficou contente em conhecer os laboratórios e afirma que se identificou com o curso. “[Estudar no curso de Ciências Biológicas] é uma experiência incrível. No começo, confesso que fiquei com um pouquinho de medo, mas percebi que o curso tem tudo a ver comigo. Apaixonada estou. É um prazer fazer parte da instituição”, afirma.

Para Renato dos Santos, a experiência nos laboratórios foi muito produtiva. “Poder conhecer os projetos de pesquisa e equipamentos é maravilhoso”, comenta. “O curso se tornou muito importante, acho que para todos do curso. Como somos ali do interior, não temos acesso ao ensino superior no município, e também [há] essa dificuldade de sair para estudar fora em outras cidades”, esclarece o estudante.

Sobre o curso

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas destinado aos alunos de Novo Repartimento é ofertado por meio do Programa Forma Pará, que é uma ação do Governo do Estado tendo como objetivo reduzir o déficit de acesso à formação superior entre os jovens paraenses. O curso teve início em 2022 e formará profissionais licenciados em Ciências Biológicas, os quais terão a responsabilidade de ensinar a Biologia para estudantes do Ensino Básico.