Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > IFPA Campus Tucuruí oferta curso de Engenharia de Pesca em Breu Branco por meio do Programa Forma Pará
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFPA Campus Tucuruí oferta curso de Engenharia de Pesca em Breu Branco por meio do Programa Forma Pará

  • Publicado: Sexta, 12 de Novembro de 2021, 14h54
  • Última atualização em Sexta, 12 de Novembro de 2021, 15h49

O IFPA Campus Tucuruí participou de audiência pública na Câmara Municipal de Breu Branco (PA) para apresentar o mais novo curso da instituição, Engenharia de Pesca, que será ofertado naquele município em 2022 por meio do Programa Forma Pará. O evento ocorreu no dia 26 de outubro.

Estiveram presentes no evento o diretor geral do Campus Tucuruí, Anderson Barbosa; a professora do Instituto, Fernanda Atanaena; o titular da Sectet, Carlos Maneschy, e a adjunta da Sectet, Edilza Fontes; o prefeito de Breu Branco, Flávio Mezzomo; o diretor-presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), Marcel Botelho, além de vereadores locais e público em geral.

O Forma Pará é um programa estadual, coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), o qual estabelece parcerias com instituições públicas de ensino, prefeituras e organizações sociais, tendo o objetivo de disponibilizar cursos de ensino superior a pessoas que moram em municípios onde há carência de oferta desse tipo de qualificação.

A professora Fernanda Atanaena, em sua apresentação sobre o curso, falou sobre a formação de um bacharel em Engenharia de Pesca, as habilidades que serão trabalhadas no curso e a atuação no mercado de trabalho a partir de uma mentalidade voltada ao uso consciente e sustentável dos recursos naturais. De acordo com a professora, o curso foi pensado levando em consideração as demandas dos arranjos produtivos locais da Região do Lago de Tucuruí, “que possui uma exuberante disponibilidade aquícola mediante o represamento do segundo maior rio totalmente brasileiro, o Tocantins”.

Com carga horária de 4.225 horas, duração de 5 anos e aulas presenciais no período diurno, o objetivo do curso é capacitar profissionais para atuação, principalmente, em quatro setores da área: captura, aquicultura, ecologia aquática e beneficiamento. A previsão é que o edital do processo seletivo saia ainda neste ano e que o curso seja ofertado em 2022. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->