Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Professores do Campus de Tucuruí se destacam em eventos científicos
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Professores do Campus de Tucuruí se destacam em eventos científicos

  • Publicado: Segunda, 29 de Abril de 2019, 12h12
  • Última atualização em Segunda, 29 de Abril de 2019, 12h33
  • Acessos: 212

Professores Davi Amador, Elton Moraes, Helder Camargo e Amadeu de Souza (da esquerda para a direita)

Os professores do grupo de pesquisa ASF (Análise de Sistema de Fluidos) do IFPA/Campus de Tucuruí apresentaram o trabalho “Viscosímetro de Vazão Lateral" no II Congresso de Tecnologia e Desenvolvimento da Amazônia (CTDA) e no III Congresso de Educação e Saúde do Sudeste do Pará, realizados nos dias 07, 08 e 09 de novembro de 2018 na cidade de Tucuruí (PA). De autoria dos pesquisadores Elton Moraes, Davi Amador e Amadeu de Souza, com colaboração de Helder Camargo, o trabalho científico, nos meses de março e abril deste ano, foi classificado nesses congressos como Best Paper (melhor artigo) em 1º lugar na área de Ciências Exatas e da Terra, recebendo ainda Menção Honrosa.

O trabalho é fruto de um projeto de ensino intitulado "Determinação do coeficiente de Viscosidade através da Equação de Navier-Stokes", desenvolvido no semestre letivo 2017.2. Com os resultados obtidos, os pesquisadores submeteram um resumo expandido naqueles congressos.

Segundo o professor Elton, os resultados do projeto de ensino possibilitaram a construção de um viscosímetro (instrumento de laboratório utilizado para medir a viscosidade de fluidos), embora ele ressalte que ainda é necessário realizar mais testes. “Resumidamente, nosso trabalho expõe um novo método para o cálculo do coeficiente de viscosidade de um fluido”, explica.

De acordo com o pesquisador, em breve será realizado um projeto de pesquisa para obter os resultados com mais precisão. Ele aproveita para dedicar essas premiações aos professores e alunos do grupo de pesquisa ASF e para os integrantes do projeto de ensino.

O que é viscosidade?

O conceito de viscosidade pode ser entendido como a capacidade de um material em se movimentar. A água, por exemplo, tem baixa viscosidade e, assim, o seu movimento flui com facilidade. Já o mel tem uma viscosidade maior, porque as suas moléculas sofrem mais atrito no movimento e, por isso, o deslocamento flui com mais dificuldade.

 

Texto: Maurício Sousa - IFPA/Campus de Tucuruí.

registrado em:
Fim do conteúdo da página