Página inicial > Últimas Notícias > Professores e alunos realizam atividade de monitoramento ambiental em reserva extrativista

• Publicado: Segunda, 22 de Abril de 2019, 08h52
  • Última atualização em Segunda, 22 de Abril de 2019, 08h56

Neste mês, o Campus de Tucuruí do IFPA e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizaram atividades de monitoramento e fiscalização ambiental na área da Reserva Extrativista Ipaú-Anilzinho, localizada no município de Baião (PA).

A ação teve como objetivo implementar uma nova metodologia de fiscalização que auxiliará no combate ao desmatamento ilegal na região, utilizando uma tecnologia de aerolevantamento: um veículo aéreo não-tripulado (VANT) do IFPA, o Drone Phantom 4 Pro. Esse equipamento possibilita uma maior celeridade de atuação da equipe de trabalho e otimização de recursos, além de produzir imagens mais nítidas e precisas do que as fornecidas via satélite, tornando mais fácil a identificação de pontos de desmatamento.

Por haver uma crescente demanda por serviços na área de geoprocessamento, as ações devem ser contínuas. Assim, estão previstas outras atividades de monitoramento e fiscalização naquela reserva neste ano e enquanto houverem pontos de desmatamento na região.

Participaram das atividades os professores do curso técnico em Agrimensura, Fernando Firmino e Daniel Chaves, e os estudantes Mayara Alves Ferreira e Maicon Onofre de Souza, além do chefe da Reserva Extrativista, Rodrigo Figueiredo. Vale destacar que os alunos foram selecionados pelo desempenho escolar, sendo premiados, nesta ação, aqueles com os melhores rendimentos nas disciplinas técnicas do 1º ano de Agrimensura.

Segundo o professor Fernando Firmino, que desenvolve um projeto intitulado "Monitoramento ambiental por satélites: mapeando os focos de queimadas no município de Tucuruí, Pará", há a intenção de realizar, no final do ano, um seminário para a apresentação e a avaliação dos resultados, incluindo a elaboração e publicação de artigo científico.