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PDI 2019 - 2023: Confira a programação!

  • Publicado: Segunda, 14 de Maio de 2018, 12h47
  • Última atualização em Terça, 22 de Maio de 2018, 10h48
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PDI 2019-2023 - Planejando juntos para o IFPA avançar

 Carta de Apoio ao PDI/2019-2023

A Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodin) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) divulgou uma Carta de Apoio ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023. A assinatura do documento ocorreu nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, no auditório da Biblioteca do IFPA Campus Belém, durante a 47ª Reunião Ordinária, de 2018, do Colégio de Dirigentes do IFPA (Codir). 

O PDI é um dos principais documentos da Instituição, e o mais importante documento de planejamento do Instituto, no qual estão estabelecidas a missão, visão, valores, metas, estratégias e atividades. Seu conteúdo norteará a gestão para a formulação de objetivos que favorecerão o cumprimento da missão institucional. O Reitor Claudio Alex Jorge da Rocha reforçou que será importante a participação de docentes, técnicos, discentes e egressos para este documento refletir as expectativas de toda a comunidade.

O Pró-reitor da Prodin, Raimundo Nonato Sanches de Souza, além de apresentar o cronograma das etapas do mês de março, ressaltou que o apoio à construção do PDI é muito importante para garantir a participação coletiva e democrática da comunidade. “O apoio dos diretores para a realização das reuniões, oficinas, conferências e assembleias fará a diferença para a construção do PDI para vigência do próximo quinquênio”, explicou.

Ao assinar a Carta, os Diretores Gerais dos Campi comprometeram-se a compor comissões ou grupos de trabalhos para discussão e proposição de temas relativos ao PDI; reservar auditórios, salas de aula e/ou de reunião, equipamentos de apoio para a realização das atividades; conceder transporte e diárias aos servidores de seu campus para participar das oficinas que serão realizadas até junho. Os Setores de Comunicação dos Campi deverão dar ampla divulgação e prestar apoio a todas as etapas.  Durante as oficinas e assembleias os servidores e alunos podem participar contribuindo para a elaboração do PDI.

Na próxima sexta-feira, dia 02 de março, com transmissão ao vivo, sobre a construção do PDI, às 14h 30, ocorre a 1ª Reunião com a Comissão Central onde será definido os prazos de entrega de todos os capítulos previstos no roteiro do ForPDI.

Confira o calendário das primeiras Oficina nos Campi :  Calendário PDI 2019 2023

 Programação da Oficina de Planejamento Estratégico Participativo do PDI no Campus Tucuruí

 

Novo PDI

A elaboração do PDI pelas Instituições Federais (IF) é OBRIGATÓRIA e exigida pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017.O PDI é uma ferramenta importante para a Administração Superior, que o considera como Planejamento Estratégico, sendo o instrumento de gestão que apresenta um percurso de longo prazo, cinco anos, para a Instituição seguir e assim executar o que está previsto na sua missão para alcançar o sucesso pré-estabelecido na sua visão de futuro.

Nesse sentido, se apresenta a seguir um manual de instrução que funcionará como um guia de orientação para gestores, docentes, técnicos administrativos e discentes das atividades de elaboração desse importante documento de planejamento estratégico institucional.

Manual de elaboração do PDI 2019 2023

 

A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL- ASPECTOS NORTEADORES

Considerando a iminência do início da construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFPA para vigência no período de 2019-2023, apresentamos este documento norteador para este processo, que resgata alguns problemas identificados pela Comissão do INEP/MEC no PDI 2014-2018, quando da avaliação in loco no Campus Belém em 2015, que auxiliou na orientação do processo de revisão do PDI em 2017 e que deve ser considerado para a elaboração do novo plano. Este documento também traz outras orientações extraídas do Decreto nº 9.235, de dezembro de 2017, bastante recente, portanto, que exige o acréscimo de alguns itens ao novo PDI. 

A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL ASPECTOS NORTEADORES

 

Portarias da Comissões locais do PDI

Portaria n° 48 2018 Comissão Local do PDI Campus Abaetetuba 01 de fevereiro de 2018

Portaria n° 17 2018 Comissão Local do PDI Campus Altamira 08 de fevereiro de 2018

Portaria n° 11 2018 Comissão Local do PDI Campus Ananindeua 30 de Janeiro de 2018

Portaria nº 073 2018 Comissão Local do PDI Campus Belém 23 de fevereiro de 2018

Portaria n° 04 2018 Comissão Local PDI Campus Bragança 26 de Fevereiro de 2018

Portaria n° 036 2018 Comissão Local do PDI Campus Breves 09 de fevereiro de 2018

Portaria n° 35 2018 Comissão Local do PDI Campus Cametá 23 de fevereiro de 2018

Portaria n° 081 2018 Comissão Local do PDI Campus Castanhal 22 de fevereiro de 2018

Portaria n° 046 2018 Comissão Local do PDI Campus Conceição do Araguaia 08 de fevereiro de 2018

Portaria n° 017 2018 Comissão Local do PDI Campus Itaituba 08 de fevereiro de 2018

Portaria n° 40 2018 Comissão Local do PDI Campus Marabá Industrial 05 de fevereiro de 2018

Portaria n° 049 2018 Comissão Local do PDI Campus Rural de Marabá 05 de fevereiro de 2018

Portaria n° 023 2018 Comissão Local do PDI Campus Obidos 09 de fevereiro de 2018

Portaria n° 023 2018 Comissão Local do PDI Campus Paragominas 06 de fevereiro de 2018

Portaria n° 012 2018 Comissão Local do PDI Campus Parauapebas 29 de janeiro de 2018

Portaria n° 030 2018 Comissão Local do PDI Campus Santarem 01 de fevereiro de 2018

Portaria n° 066 2018 Comissão Local do PDI Campus Tucurui 19 de fevereiro de 2018

Portaria n° 003 2018 Comissão Local do PDI Campus Avançado Vigia 01 de fevereiro de 2018

 

 Novidade

O IFPA passará a utilizar a ForPDI

Durante o evento, o Pró-reitor Raimundo Sanches comentou que os capítulos do PDI serão elaborados segundo o roteiro do ForPDI. O Projeto ForPDI é uma plataforma aberta voltada especificamente para a gestão e acompanhamento do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI de universidades federais e outras instituições públicas. A plataforma permite o acompanhamento do PDI em tempo real, de forma colaborativa, eficiente, rápida e segura.

O ForPDI, lançado no ano passado, foi desenvolvido pelo Núcleo de Planejamento e Desenvolvimento para Excelência e Transformação do Setor Público da Universidade de Brasília – NEXT/UnB juntamente com a Universidade Federal de Alfenas, a Universidade Federal de Lavras e a startup Progolden.

Com o ForPDI, é possível, por exemplo, cadastrar o planejamento estratégico do PDI, inserir os valores das metas alcançadas, monitorar o desempenho destas metas e elaborar o documento. Dada a facilidade de manuseio, já aderiram à plataforma, pelo menos 50 universidades federais, 14 institutos federais e uma fundação.

Fonte: https://goo.gl/Ftiwo3

(Texto publicado em: http://ifpa.edu.br/2013-10-27-00-11-6)

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