Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de ensino sobre coeficiente de viscosidade começa nesta quinta (07)

Projeto de ensino sobre coeficiente de viscosidade começa nesta quinta (07)

• Publicado: Quarta, 06 de Dezembro de 2017, 12h02
  • Última atualização em Quarta, 06 de Dezembro de 2017, 12h19

Nesta quinta-feira (07), acontece o seminário do projeto de ensino “Determinação do Coeficiente de Viscosidade Através da Equação de Navier-Stokes” em dois momentos: das 10h às 11h40 e das 16h20 às 18h, no Auditório do IFPA do Campus da Porto Colômbia. O projeto é coordenado pelo professor Elton Carlos com a contribuição dos professores Fábio Cezar, Helder Camargo, Benedito Tourão e Davi Henrique, sendo que qualquer aluno do IFPA pode participar, devendo apenas procurar o coordenador e incluir o nome na lista.

Segundo o professor Elton Carlos, “o projeto se trata de um sistema de vazão lateral. O objetivo final é calcular a viscosidade do líquido através desse sistema”. O conceito de viscosidade pode ser entendido como a resistência de um material em fluir. A água, por exemplo, tem baixa viscosidade, pois o seu movimento flui com facilidade. Já o mel tem uma viscosidade maior, porque as suas moléculas sofrem mais atrito no movimento e, por isso, o deslocamento flui com mais dificuldade. Com a compreensão desse princípio, o projeto ensinará a calcular o fenômeno nesse sistema de vazão, envolvendo os estudantes em palestras, aulas práticas e computacionais.

Com previsão de encerramento no dia 29 de março de 2018, o projeto terá 9 encontros no total, sendo que os alunos envolvidos receberão certificados de 25 a 50 horas, dependendo do nível de participação nas atividades.