IFPA Campus Tucuruí oferta 375 vagas em cursos técnicos e superiores

• Publicado: Quarta, 25 de Outubro de 2023, 12h10
  • Última atualização em Sexta, 27 de Outubro de 2023, 11h04

O Instituto Federal do Pará (IFPA) deu início ao Processo Seletivo Unificado (PSU) 2024. Em Tucuruí, são 175 vagas para cursos técnicos integrados, 40 vagas para curso técnico subsequente e 160 para cursos superiores de graduação, totalizando 375 vagas gratuitas.

O período de inscrições ocorre a partir das 15h do dia 26 de outubro até às 23h59 do dia 27 de novembro, exclusivamente pela internet, no site do processo seletivo do IFPA: https://prosel.ifpa.edu.br/psu2024. Será cobrada uma taxa de inscrição de R$ 40,00, mas candidatos que possuam Número de Identificação Social (NIS) e pertençam à família de baixa renda, inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, podem solicitar a isenção da taxa a partir das 15h do dia 26 de outubro até às 23h59 do dia 06 de novembro

Os cursos técnicos integrados são cursos regulares com duração de até quatro anos, realizados simultaneamente ao Ensino Médio e voltados para alunos concluintes do 9º ano do Ensino Fundamental. A seleção será pelo desempenho escolar, tendo como base as notas/conceitos obtidas nos 7° e 8° anos do Ensino Fundamental, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Os cursos técnicos subsequentes são cursos regulares com duração de até dois anos, destinados a alunos que concluíram o Ensino Médio. A seleção também será por desempenho escolar, tendo como base as notas/conceitos obtidas nos 1° e 2° anos do Ensino Médio, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Já para a graduação, a seleção será realizada com base nas notas obtidas em cada área de conhecimento e na redação, avaliadas na mesma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do ano de 2020, 2021, 2022 ou 2023. O processo seletivo será composto por cinco fases: inscrição, homologação das inscrições, seleção e classificação dos candidatos, heteroidentificação e habilitação de matrícula.

Do total de vagas ofertadas por curso e turno, no mínimo 50% são reservadas a candidatos egressos de escola pública e constituem o sistema de cotas, os outros 50% são denominadas de modalidade de Ampla Concorrência (AC) ou Concorrência Geral. Das vagas ofertadas como AC, até 50% serão destinadas para as políticas de ações afirmativas próprias do IFPA.

Mais informações (como o edital e outros documentos) podem ser obtidas no site do processo seletivo: https://prosel.ifpa.edu.br/psu2024.

Inscrições:

- Inscrição para o PSU Técnico Integrado: AQUI!

- Inscrição para o PSU Técnico Subsequente: AQUI!

- Inscrição para o PSU Graduação: AQUI!

Cursos ofertados:

Cursos técnicos integrados: 175 vagas

Público-alvo: alunos concluintes do 9º ano do Ensino Fundamental

Critério de seleção: notas do Histórico Escolar (7º e 8º anos do Ensino Fundamental)

-Agrimensura: 3 anos, vespertino, 35 vagas

-Edificações: 3 anos, matutino, 35 vagas

-Eletrotécnica: 3 anos, matutino, 35 vagas

-Informática: 3 anos, vespertino, 35 vagas

-Meio Ambiente: 3 anos, matutino, 35 vagas

Curso técnico subsequente: 40 vagas

Público-alvo: alunos que concluíram o Ensino Médio

Critério de seleção: notas do Histórico Escolar (1º e 2º anos do Ensino Médio)