CARNAIFPA 2019 traz consciência e sustentabilidade como temas

• Publicado: Terça, 26 de Fevereiro de 2019, 08h17
  • Última atualização em Terça, 26 de Fevereiro de 2019, 10h05

Durante esta semana (26/02 a 01/03), o Campus Tucuruí do IFPA promove o CARNAIFPA 2019. Com o tema “Uma folia consciente e sustentável”, o evento é voltado para os alunos da Instituição e tem como objetivo desenvolver um carnaval de forma interdisciplinar e inovadora por meio de ações que envolvam o contexto social, abordando assuntos como: sexualidade, drogas, doenças sexualmente transmissíveis, meio ambiente e comportamento social, proporcionando a formação de cidadãos conscientes.

O CARNAIFPA 2019 contará com uma programação vasta: oficinas, palestras, apresentações culturais, teste rápido de sífilis e HIV e uma “gincana de doadores de sangue”. Os interessados em participar das oficinas e da mesa-redonda devem realizar a inscrição no Setor Pedagógico (bloco 10 do Campus da Avenida Brasília), com os assistentes de alunos.

Confira a programação completa abaixo:

26/02/2019

Palestra: “Escalada do alcoolismo e o ciclo vicioso do alcoólico”

Responsável: AA

Horário:

Manhã: 08h30 às 09h30

Tarde: 14h40 às 15:40

Local: Auditório Central

01/03/2018

Palestra: “Salvando vidas em vida: A importância da doação de medula óssea”

Responsável: Ms. Silvio Henrique dos Reis Júnior

Biomédico do hemonúcleo de Hematologia e Hemoterapia de Tucuruí (HEMOPA)

Local: Auditório Central.

Oficinas:

Horários: 09h às 12h

Vagas: 30 Vagas (cada).

Local: Salas de aula do setor pedagógico (Bloco 10)

1. “Carnaval e Meio ambiente: Como aproveitar a folia de maneira sustentável”.

Responsável:  Ms. Adriana Albuquerque.

Objetivo: Estimular o comportamento ético e saudável durante a folia com alternativas sustentáveis e consumo consciente para proteção ambiental e bem estar dos foliões.

1. “Drogas: mitos, realidade e prevenção.

Responsável: Esp. Maíra Padilha e discentes do Curso em licenciatura em Biologia.

Objetivos: Reconhecer que o fenômeno droga é produto da própria vida em sociedade e das rupturas nas relações afetivas e sociais. A fim de sensibilizar os discentes quanto à saúde na dimensão pessoal onde cada ser humano é responsável pelo próprio caminho em direção ao bem estar físico mental e social.

1. DSTs: sexualidade e prevenção.

Responsáveis: Drª. Henriana Soares Serra

Infectologista

Enf. Obstetra e Neonatal  Maria dos Reis Rodrigues da Rocha e Silva.

Coordenadora da Saúde da Mulher

SMS de Tucuruí

Objetivos: Orientar os discentes do IFPA/Campus Tucuruí quanto à importância de uma vida sexual de forma segura, chamando-os à responsabilidade de cuidar de seu próprio corpo para que não ocorram situações futuras indesejadas, como a contração de uma doença ou uma gravidez precoce e indesejada.

1. O Carnaval na cultura Inglesa Norte Americana.

Responsável: Prof. Esp. Lilian Barros

Objetivo: Mostrar a diferença entre o Carnaval do Brasil e nos Estados Unidos. Reflexão de costumes e tradições. Demonstrar origem e evolução de ambos.

1. Oficina de Percussão: Uma abordagem histórica e prática do samba

Responsáveis: Profs. Ms. Marcelo Melo, Prof. Ms. Luis Antonio, Leonardo Braga e Mestre Leão.

Objetivo: Abordar um pouco da história do samba e proporcionar vivência rítmica do estilo por meio da prática musical com instrumentos de percussão.

Palestra: “Carnaval sem assédio: diversão sem violação”.

Objetivo: Divulgar informações e promover debates, a cerca do assédio no carnaval. Com intuito de conscientizar a comunidade acadêmica do IFPA/Campus Tucuruí.

Responsáveis: Ms. Marley , Drª. Kirla Korina dos Santos Anderson, Delegada de Polícia: Luiza Moema Sarmento de Carvalho, Ms. Pâmela.

Horário: 14h as 15h.

Apresentações Culturais:

15h às 16h - Divulgação dos resultados das produções das oficinas;

16h às 17h - Apresentações de danças carnavalescas (Axé, Frevo e Marchinhas);

17h às 18h - Concurso de fantasia;

18h - Encerramento: “ Carnaval de rua: Percurso pelo campus com apresentações dos blocos e escolas de samba de Tucuruí e micareta”.

Ação: Testes rápidos de Sífilis e HIV.

Horário: 14h às 17h.

Local: Ambulatório do IF

Responsável: CTA – Centro de Testagem e Acolhimento de Tucuruí

Requisitos obrigatórios: ser maior de 18 anos, portando  RG e Cartão Nacional do SUS.

Em caso de menor de idade, somente acompanhado de seu responsável.

Ação: Gincana de doadores de sangue

A turma que apresentar, comprovadamente, o maior número de doadores será contemplada com um passeio, juntamente com os professores da turma.

Os doadores podem ser os próprios alunos ou seus vizinhos ou seus amigos... enfim. No Hemopa, os alunos ou seus convidados, devem solicitar comprovante. Estes, devem ser entregues no setor pedagógico.

Período: 18 a 28/02.