Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página

Comissão de Gestão Ambiental Campus Tucuruí do IFPA

Publicado: Terça, 19 de Abril de 2022, 09h44 | Última atualização em Terça, 19 de Abril de 2022, 12h38 | Acessos: 773

Comissão de Gestão Ambiental do IFPA – Campus Tucuruí

A Comissão de Gestão Ambiental do IFPA – Campus Tucuruí é constituída por servidores (docentes e técnicos administrativos) e possui o papel de coordenar as ações necessárias para a implantação do Plano de Logística Sustentável do IFPA Campus Tucuruí e ao cumprimento da Agenda Ambiental da Administração Pública, desenvolvendo mecanismos para integrar as dimensões do ensino, pesquisa e extensão para a execução do Plano de Logística Sustentável na instituição.

  • PORTARIA Nº 095/2021 – DG/CAMPUS TUC. DE 17 DE JUNHO DE 2021.
  • Contato comissão: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Política Institucional de Meio Ambiente (PIMA)

O desenvolvimento sustentável é um dos valores que norteiam as ações do Instituto Federal do Pará (IFPA). Nesse sentido, a Política Institucional de Meio Ambiente (PIMA) tem como objetivo estabelecer diretrizes e princípios para a atuação do IFPA, explicitando a sua responsabilidade social, econômica e ambiental, em consonância com a missão, visão, valores e o posicionamento sobre temas globais de sustentabilidade, baseando-se nos seguintes princípios:

I - O enfoque humanista, holístico, ecológico, democrático e participativo;

II - A vinculação entre a ética, a educação, o trabalho e as práticas sociais;

III- A abordagem articulada das questões ambientais locais, regionais, nacionais e globais;

IV - A utilização sustentável dos recursos naturais e bens públicos;

V - A gestão adequada dos resíduos gerados;

VI - A qualidade de vida no ambiente de trabalho e o bem-estar social;

VII - A conscientização, capacitação e sensibilização dos servidores e colaboradores;

VIII - A sustentabilidade;

IX - A integração de ações entre as unidades da instituição;

X - A integração de ações entre a instituição e a comunidade externa.

XI - A prevenção e a precaução;

XII - A melhoria contínua dos processos de gestão ambiental.

 

Plano de Logística Sustentável do Campus Tucuruí (PLS)

O Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) é uma ferramenta de planejamento que permite aos órgãos ou entidades estabelecerem práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos na Administração Pública. Ele propõe que trabalhemos para modificar desde a maneira como construímos nossos prédios, passando pela valorização da nossa água e de nossa energia, até a transformação dos recipientes onde depositamos nossos resíduos, dentre outros desafios, entendendo que integrar gestão administrativa pública e gestão sustentável é aspecto de fundamental importância. O PLS do Campus Tucuruí terá vigência de 4 anos (de 2020 a 2023), podendo ser revisado e ajustado anualmente.

 

Plano de Ações Ambientais (PAA) do Campus Tucuruí (2019 – 2023)

A partir da criação da Política Institucional de Meio Ambiente (PIMA), outros documentos foram elaborados com essa finalidade, sendo eles: o Plano Institucional de Ações Ambientais (PIAA); o Plano de Logística Sustentável (PLS); inserção do item sobre Educação Ambiental no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); e inclusão da educação ambiental transversal no currículo dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs). Baseado no PIAA se elaborou o Plano de Ações Ambientais (PAA) do Campus Tucuruí. Os objetivos deste documento são diversos e incluem a ampla divulgação da PIMA e a divulgação dos resultados alcançados a partir da implantação dessa política.

Plano Anual de Ações e Metas (PAM)

O Plano Anual de Ações e Metas (PAM) é considerado o plano operacional da Comissão de Gestão Ambiental do Campus Tucuruí juntamente com os diversos setores da Instituição e contém as iniciativas estratégicas que serão executadas anualmente para o alcance dos resultados esperados com relação à Sustentabilidade Ambiental.

 

Agenda Ambiental do IFPA Campus Tucuruí

A Agenda Ambiental do IFPA Campus Tucuruí é um instrumento usado pela Comissão de Gestão Ambiental para auxiliar no planejamento de ações de acordo com datas comemorativas relacionadas ao meio ambiente e sustentabilidade, marcação de reuniões e eventos e atendimento de prazos importantes no decorrer do ano.

 

Relatório do PLS Campus Tucuruí

O PLS construído pelo Campus Tucuruí é um instrumento de gestão que prevê a implementação de ações e estratégias de modo gradual e progressivo, dentro de um horizonte de execução que se estende por 4 anos ( de 2020 a 2023), podendo ser revisado e ajustado anualmente. Este documento foi concebido de modo alinhado ao PLS institucional. Os relatórios atendem a estratégia que deve constar no Plano Anual de Ações e Metas (PAM) a respeito da elaboração de relatório anual de acompanhamento das ações de implementação do PLS.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
-->