Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > IFPA promove exames médicos periódicos para servidores até 30/11
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFPA promove exames médicos periódicos para servidores até 30/11

  • Publicado: Sexta, 04 de Agosto de 2023, 12h15
  • Última atualização em Sexta, 15 de Setembro de 2023, 09h20

 

A Coordenação de Gestão de Pessoas (CGP) informa que foi realizada uma nova convocação para os servidores do IFPA Campus Tucuruí realizarem os Exames Médicos Periódicos (EMP), os quais avaliam o estado de saúde do(a) servidor(a), com o objetivo de detectar situações de risco de forma mais precoce. Os exames visam identificar possíveis alterações relacionadas ou não com a atividade laborativa e/ou com o ambiente de trabalho, além de serem instrumentos para a preservação de agravos à saúde. Os servidores devem realizar os exames até 30 de novembro de 2023.

De acordo com a CGP, a notificação chegará aos servidores efetivos pelo aplicativo SouGov.br, momento em que deverá realizar o aceite ou a recusa. Para seguir os trâmites no SouGov, o servidor deverá acessar os itens “autoatendimento”, “minha saúde” e “exames periódicos”. Em seguida, é necessário preencher o formulário de Anamnese e, ao finalizar, imprimir as guias para apresentá-las no dia dos exames, que serão realizados na Clínica Aliança (exames laboratoriais e ginecológico), no HOTU - Hospital de Olhos de Tucuruí (avaliação oftalmológica) e no CDA - Centro de Diagnóstico Avançado (mamografia). Os EMP são compostos por avaliação clínica e exames laboratoriais e de imagem, sendo indicados de forma específica para cada perfil de servidor (para mais detalhes, consulte o item 6 do arquivo “perguntas e respostas” abaixo).

Após a conclusão dos Exames Médicos Periódicos, os servidores serão orientados para a realização da consulta com o médico do trabalho, em data ainda a ser divulgada, para a emissão do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), o qual deverá ser apresentado posteriormente à Coordenação de Gestão de Pessoas para a inclusão no assentamento funcional do servidor.

Caso o servidor não queira realizar os exames, precisará assinar o Termo de Responsabilidade (recusa) disponível no SouGov.br, conforme o Art. 12 do Decreto nº 6.856, de 25 de maio de 2009.

Quer saber mais?! Acesse os materiais informativos abaixo.

Perguntas e respostas sobre os Exames Médicos Periódicos

Exames médicos - passo a passo

Assista ao vídeo para mais esclarecimentos: Aqui!

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->