Página inicial > Últimas Notícias > Equipe de estudantes e professores do IFPA Campus Tucuruí apresentam trabalhos e recebem menção honrosa em Simpósio Internacional de Engenharia e Sustentabilidade

• Publicado: Quinta, 13 de Julho de 2023, 16h32
  • Última atualização em Quinta, 13 de Julho de 2023, 17h19

No período de 4 a 6 de julho, a equipe composta por 25 estudantes e 3 professores do IFPA Campus Tucuruí participaram do II Simpósio Internacional de Engenharia e Sustentabilidade, em Belém (PA). Durante o evento, alunos dos cursos de Engenharia Sanitária e Ambiental e Engenharia de Pesca  realizaram apresentações de cerca de 10 trabalhos desenvolvidos no Instituto e conquistaram uma menção honrosa com a pesquisa "Identificação de riscos e intervenções preventivas na ETA: Um projeto no Minecraft”, de autoria das estudantes Rosane do Carmo Mendes, Gabriela Bastos Lima Pantoja e Ingrid Alencar Costeira, tendo como orientadores os professores Térlys de Araújo Silva e Midson César Feitosa Cardoso.

De acordo com a equipe premiada, o projeto apresentado utiliza o software Minecraft como uma ferramenta criativa para analisar os riscos presentes em uma Estação de Tratamento de Água (ETA). Por meio dessa simulação virtual, eles identificaram os diversos tipos de riscos (químicos, físicos, biológicos e ergonômicos) em cada etapa do tratamento convencional. Para os pesquisadores, essa abordagem oferece uma nova perspectiva para o treinamento e capacitação dos profissionais, além de fornecer subsídios para a implementação de melhorias nas condições de trabalho e prevenção de acidentes.

“A abordagem única do projeto, que combina a tecnologia do Minecraft com a temática da segurança no trabalho, demonstra a criatividade da equipe envolvida e a busca por soluções inovadoras na área de prevenção de acidentes. Ao utilizar o software Minecraft, a equipe conseguiu criar uma representação visual e interativa da ETA, permitindo uma compreensão mais clara dos riscos existentes e a simulação de possíveis acidentes relacionados às atividades desempenhadas pelos trabalhadores”, explica a equipe.

Sobre o evento

O II Simpósio Internacional de Engenharia e Sustentabilidade foi promovido pela Mútua-PA e abrigou também o II Workshop Mútua de Profissionais e o I Encontro Norte de Engenharia Ambiental, tendo o objetivo de reunir profissionais e acadêmicos das áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências para discutir questões relacionadas ao desenvolvimento das atividades econômicas vinculadas aos princípios ESG (Environmental, Social and Governance).

O evento contou com a participação de diversas empresas e proporcionou aos estudantes um contato direto com o mercado de trabalho e as oportunidades existentes no setor, contribuindo para a formação dos alunos, aprimorando as suas habilidades técnicas e científicas e a compreensão sobre as demandas da engenharia e sustentabilidade no contexto atual.

(Com informações do site: https://www.even3.com.br/iisies/).