Página inicial > Últimas Notícias > IFPA Campus Tucuruí oferta 80 vagas para cursos de graduação

IFPA Campus Tucuruí oferta 80 vagas para cursos de graduação

• Publicado: Quarta, 05 de Julho de 2023, 10h46
  • Última atualização em Sexta, 07 de Julho de 2023, 08h15

O Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Tucuruí, lançou o Edital nº 11/2023 do Processo Seletivo Especial (PSE) para ingresso nos cursos de graduação no segundo semestre deste ano. São 80 vagas gratuitas distribuídas entre os cursos de Ciências Biológicas, Ciências da Computação, Engenharia de Pesca e Engenharia Sanitária e Ambiental. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas presencialmente no período de 07 a 17 de julho de 2023.

Podem se inscrever os candidatos que tenham concluído o Ensino Médio e participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em uma das edições de 2009 a 2022. A seleção do processo seletivo consistirá na classificação dos candidatos pelo seu desempenho no Enem, utilizando-se as notas obtidas nas áreas de conhecimento avaliadas e na redação numa mesma edição do exame nacional.

Do total de vagas ofertadas por curso e turno, no mínimo 50% são reservadas a candidatos egressos de escola pública e constituem o sistema de cotas; o restante das vagas são denominadas de modalidade de Ampla Concorrência (AC) ou concorrência geral. Além disso, há vagas destinadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência.

O processo seletivo será composto por três fases: inscrições e classificação dos candidatos no processo seletivo; realização de procedimento de heteroidentificação dos candidatos autodeclarados negros (pretos ou pardos); e análise da documentação para habilitação de matrícula dos candidatos aprovados.

Os interessados em se inscrever devem organizar a documentação descrita no Edital nº 11/2023 e comparecer na instituição, localizada na Rua Porto Colômbia, nº12, Vila Permanente, próximo ao Centro Comercial, em Tucuruí-PA, CEP: 68455-695, Sala das Coordenações, no horário das 8h30 às 11h e das 14h30 às 17h.

Mais informações podem ser obtidas no site do processo seletivo: https://prosel.ifpa.edu.br/pse-2023-2-graduacao-tucurui.

Cursos de graduação: 80 vagas

Público-alvo: candidatos que concluíram o Ensino Médio