Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Pará.Bola realiza campeonato de futebol feminino em comunidade indígena Assurini
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Projeto Pará.Bola realiza campeonato de futebol feminino em comunidade indígena Assurini

  • Publicado: Quarta, 07 de Junho de 2023, 23h22
  • Última atualização em Quinta, 08 de Junho de 2023, 00h14

O IFPA Campus Tucuruí, por meio do Projeto Pará.Bola, realizou um campeonato de futebol feminino na comunidade indígena Assurini, localizada na Aldeia Trocará, no último sábado (3). A ação foi voltada às mulheres da localidade, tendo como objetivo pesquisar a prática de futebol com esse público.

O professor Jairson Viana e a técnica em assuntos educacionais Maria Sarmento coordenaram a ação, que contou com mais de 50 participantes, as quais foram divididas em 4 equipes:  1 (Iwitatoihara), 2 (Ytutawa), 3 (Tasahoa) e 4 (Taowa). Além disso, a visita à comunidade Assurini também resultou no início do projeto de extensão “Visibilizando jogos, brincadeiras e brinquedos da etnia Assurini do Trocará”.

De acordo com a Coordenação do projeto, “existe uma grande procura pela prática do esporte [futebol] pelas mulheres da comunidade e, ao mesmo tempo, existe carência de estrutura, profissionais e materiais para fomentar o futebol no local. Ficou acordado que, em outro momento, o Projeto Pará.Bola irá abrir turmas voltadas para a prática do futebol feminino na aldeia”.

Sobre o Projeto Pará.Bola

O Projeto Pará.Bola - Academia & Futebol, no âmbito do IFPA, é um projeto de pesquisa e extensão. Trata-se de uma parceria com o Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, visando difundir a prática, os estudos e a produção científica relacionados ao futebol.

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->