Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do IFPA Campus Tucuruí participam da V Olimpíada Brasileira de Cartografia

• Publicado: Segunda, 29 de Mai de 2023, 13h38
  • Última atualização em Segunda, 29 de Mai de 2023, 13h38

Os estudantes do 2º ano do curso de Agrimensura do IFPA Campus Tucuruí estão participando da V Olimpíada Brasileira de Cartografia. Desde o início de maio, eles vêm realizando as etapas da competição. No último sábado (27), fizeram a prova da 2ª etapa da Olimpíada, que corresponde a uma prova teórica, feita on-line, nas instalações do campus, tendo a supervisão do professor Fernando Firmino.

Antes disso, os alunos haviam realizado a primeira prova teórica no dia 11 de maio, também on-line, no prédio do campus, ocasião em que dois grupos de estudantes representaram a instituição: um deles orientado pelo professor Daniel Chaves (e os estudantes Everton Alves, Juliana de Oliveira, Benedito de Paiva e Mayla Glória Pantoja) e outro orientando pelo Fernando Firmino (e os alunos Raylan Vieira, Vinicius Lima, Vitor Borges e Nicolle Santana).

O segundo grupo conseguiu avançar para a 2ª etapa e agora aguarda o resultado dessa fase, que está previsto para ser divulgado no dia 7 de junho. No total, a competição ainda contará com mais duas provas práticas e a etapa final, que será presencial e realizada no Rio de Janeiro no mês de novembro deste ano. De acordo com o professor Fernando Firmino, faz parte da preparação dos estudantes a resolução de questões das provas anteriores e a utilização da plataforma Google Classroom para compartilhar materiais de estudos.

Sobre a Olimpíada

A Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC) é uma competição científica nacional, envolve as ciências da informação geoespacial e é voltada para alunos do Ensino Médio e do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas. Com o tema  "Amazônia no Mapa" nesta edição de 2023, algumas etapas são realizadas à distância, por meio da plataforma de ensino Moodle, com a participação de equipes compostas por 4 alunos e um professor (o chefe da equipe). O objetivo da Olimpíada é divulgar a Ciência Cartográfica, fundamental e estratégica para o país, e despertar nos estudantes a curiosidade e o interesse pela Cartografia com foco no conhecimento espacial para cidadania.

(Com informações do site http://olimpiadadecartografia.uff.br).