Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > IFPA Campus Tucuruí oferta 515 vagas em cursos técnicos e superiores
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFPA Campus Tucuruí oferta 515 vagas em cursos técnicos e superiores

  • Publicado: Segunda, 05 de Dezembro de 2022, 17h12
  • Última atualização em Terça, 11 de Abril de 2023, 13h28


O Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Tucuruí, lançou os editais do Processo Seletivo Unificado (PSU) para o ano letivo de 2023. São 210 vagas para cursos técnicos integrados, 145 vagas para cursos técnicos subsequentes e 160 para cursos superiores de graduação, totalizando 515 vagas.

O período de inscrições está aberto até às 23h59 de 08 de janeiro de 2023. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site do processo seletivo do IFPA: https://prosel.ifpa.edu.br. Orienta-se que os candidatos realizem a inscrição pelo computador, pois o sistema funciona melhor a partir desse dispositivo. Destaca-se ainda que só será admitida uma inscrição por CPF e, caso o candidato realize mais de uma inscrição, somente a última será considerada como válida. Após a finalização da inscrição, o candidato não poderá alterar suas informações.

Os cursos técnicos integrados são cursos regulares com duração de até quatro anos, realizados simultaneamente ao Ensino Médio e voltados para alunos concluintes do Ensino Fundamental. A seleção será pelo desempenho escolar, tendo como base as notas/conceitos obtidas no 7° e 8° anos do Ensino Fundamental, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Os cursos técnicos subsequentes são cursos regulares com duração de até dois anos, destinados a alunos que concluíram o Ensino Médio. A seleção também será por desempenho escolar, tendo como base as notas/conceitos obtidas no 1° e 2° anos do Ensino Médio, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Já para a graduação, a seleção consistirá na classificação dos candidatos pelo seu desempenho no ENEM, utilizando-se as notas obtidas nas áreas de conhecimento avaliadas e na redação numa mesma edição do exame nacional, que pode ser de 2020, 2021 ou 2022.

O processo seletivo será composto por cinco fases: inscrição, homologação das inscrições, seleção e classificação dos candidatos, heteroidentificação e habilitação de matrícula. Além disso, do total de vagas ofertadas por curso e turno, no mínimo 50% são reservadas a candidatos egressos de escola pública e constituem o sistema de cotas; os outros 50% são denominadas de modalidade de Ampla Concorrência (AC) ou concorrência geral. Das vagas ofertadas como AC, 50% serão destinadas para as políticas de ações afirmativas próprias do IFPA.

Mais informações podem ser obtidas no site do processo seletivo: https://prosel.ifpa.edu.br.

PSU Técnico Integrado: https://prosel.ifpa.edu.br/psu-2023-tecnico-integrado.

PSU Técnico Subsequente: https://prosel.ifpa.edu.br/psu-2023-tecnico-subsequente.

PSU Graduação: https://prosel.ifpa.edu.br/psu-2023-graduacao.

Cursos ofertados:

Cursos técnicos integrados: 210 vagas

Público-alvo: alunos concluintes do Ensino Fundamental

Critério de seleção: notas do Histórico Escolar (7º e 8º anos do Ensino Fundamental)

-Agrimensura: 3 anos, matutino, 35 vagas

-Edificações: 3 anos, vespertino, 35 vagas

-Eletrotécnica: 3 anos, vespertino, 35 vagas

-Informática: 3 anos, matutino, 35 vagas

-Meio Ambiente: 3 anos, vespertino, 35 vagas

-Saneamento: 3 anos, matutino, 35 vagas

 

Cursos técnicos subsequentes: 145 vagas

Público-alvo: alunos que concluíram o Ensino Médio 

Critério de seleção: notas do Histórico Escolar (1º e 2º anos do Ensino Médio)

-Aquicultura: 1,5 ano, noturno, 35 vagas

-Informática: 1,5 ano, noturno, 35 vagas

-Eletrotécnica: 2 anos, noturno, 40 vagas

-Meio Ambiente: 1,5 ano, noturno, 35 vagas

 

Cursos de graduação: 160 vagas

Público-alvo: alunos que concluíram o Ensino Médio

Critério de seleção: notas do ENEM dos anos de 2020, 2021 ou 2022

-Ciência da Computação (Bacharelado): 4 anos, noturno, 40 vagas

-Ciências Biológicas (Licenciatura): 4 anos, matutino, 40 vagas

-Engenharia de Pesca (Bacharelado): 5 anos, noturno, 40 vagas

-Engenharia Sanitária e Ambiental (Bacharelado): 5 anos, vespertino, 40 vagas

11/04/2023

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Tucuruí, informa aos candidatos aprovados na 2ª chamada da lista de espera do Processo Seletivo 2023 – Graduação que as matrículas acontecem nesta terça-feira (11) e quarta-feira (12), no horário das 9h às 11h e das 14h às 17h, na Secretaria Acadêmica da instituição.

Os candidatos aprovados na 2ª chamada devem comparecer para a habilitação da matrícula munidos da documentação listada no Anexo XIV do edital do processo seletivo, disponível no site:  https://prosel.ifpa.edu.br/psu-2023-graduacao.

06/04/2023
O Resultado Preliminar da 2ª Chamada do PSU Graduação já está publicado no site.
Os recursos contra a lista preliminar da 2ª Chamada devem ser feitos até as 23h59 desta sexta-feira, 07/04, seguindo as orientações contidas no documento publicado no site do prosel.
O Resultado Final está previsto para o dia 10/04/2023. Consulte o cronograma da 2ª Chamada que já está publicado no site abaixo.
05/04/2023
O Resultado Final da Habilitação de Matrícula da 1ª Chamada do PSU Graduação já está publicado no site.  A convocatória da Lista de espera (2ª Chamada) será divulgada em breve.
 
24/03/2023

O Resultado Final da Habilitação de Matrícula da 2ª Chamada do PSU Técnico Integrado e Subsequente já está publicado no site.

PSU Técnico Integrado: https://prosel.ifpa.edu.br/psu-2023-tecnico-integrado

PSU Técnico Subsequente: https://prosel.ifpa.edu.br/psu-2023-tecnico-subsequente

23/03/2023

O Resultado Final da 1ª Chamada do PSU Graduação já está publicado no site do Prosel.

De acordo com o documento “Orientação para habilitação de matrícula” (disponível no site do processo seletivo), a matrícula ocorrerá no período de 27 a 30 de março, das 9h às 11h e das 14h às 17h, na Secretaria Acadêmica, localizada na Avenida Brasília, s/n, próximo ao IML, na Vila Permanente. A documentação para a matrícula pode ser conferida no edital do processo seletivo e no seu anexo XIV.

Além disso, os candidatos que estiverem com problemas com o pré-cadastro no SIGAA devem entrar em contato com a Comissão do Processo Seletivo (Compese). E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Endereço: Avenida Brasília, s/n, próximo ao IML, na Vila Permanente.

Já os candidatos(as) em Lista de Espera devem aguardar, caso haja a 2ª chamada.

PSU Graduação: https://prosel.ifpa.edu.br/psu-2023-graduacao

22/03/2023

O Resultado da 1ª Manifestação Presencial de Interesse dos cursos Técnicos Integrados e Subsequentes está publicado no site do processo seletivo.

PSU Técnico Integrado: https://prosel.ifpa.edu.br/psu-2023-tecnico-integrado

PSU Técnico Subsequente: https://prosel.ifpa.edu.br/psu-2023-tecnico-subsequente

22/03/2023

O Resultado Preliminar da Habilitação de Matrícula da 2ª Chamada do PSU Técnico Integrado e Subsequente está publicado no site do processo seletivo.

PSU Técnico Integrado: http://prosel.ifpa.edu.br/psu-2023-tecnico-integrado

PSU Técnico Subsequente: http://prosel.ifpa.edu.br/psu-2023-tecnico-subsequente

21/03/2023

O Resultado Preliminar da 1ª Chamada do PSU Graduação está publicado no site do processo seletivo.

PSU Técnico Graduação: http://prosel.ifpa.edu.br/psu-2023-graduacao

15/03/2023

1ª Manifestação presencial de interesse às vagas para cursos sem lista de espera

Nos dias 16, 17 e 20 de março, o IFPA Campus Tucuruí convoca os interessados para o comparecimento presencial da manifestação de interesse às vagas dos cursos técnicos sem lista de espera.

Os interessados(das) devem estar munidos de toda documentação exigida para matrícula, conforme orientação, Edital e Anexo XVI do Edital. A seleção será por ordem de chegada no campus da Avenida Brasília (próximo ao IML, na Vila Permanente). O atendimento ao público ocorrerá das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Mais orientações estão disponíveis no site do processo seletivo:

PSU Técnico Integrado: https://prosel.ifpa.edu.br/psu-2023-tecnico-integrado

PSU Técnico Subsequente: https://prosel.ifpa.edu.br/psu-2023-tecnico-subsequente

01/03/2023

Atenção, candidatos do PSU Graduação 2023!

Já foram definidas as datas para a realização de aferição da veracidade da autodeclaração etnico-racial por meio de ações de heteroidentificação. O procedimento será realizado de forma presencial. No IFPA Campus Tucuruí, a heteroidentificação vai ocorrer no prédio da Rua Porto Colômbia, nº 12, Vila Permanente. Os procedimentos acontecerão nos dias 03, 06 e 07 de março e há um horário específico para cada candidato.

A convocatória com os nomes dos candidatos e seus respectivos locais, dias e horários está disponível no site do Prosel, onde também é possível encontrar o documento de orientações, no qual constam os procedimentos a serem realizados pelos candidatos no momento da heteroidentificação e a documentação necessária a ser apresentada.

É importante que o candidato leia atentamente todo o documento de orientações para se preparar para a heteroidentificação e, assim, garantir seu direito à cota.

Acesse: https://prosel.ifpa.edu.br/psu-2023-graduacao

24/02/2023

O Resultado Final da 1ª Chamada do PSU (Técnico Integrado e Subsequente) já está publicado no site do Prosel. De acordo com o cronograma do processo seletivo (disponível no site do Prosel), o período de matrícula acontecerá de 27/02 a 02/03. As orientações para a habilitação de matrícula também estão publicadas na página do processo seletivo.

- PSU Técnico Integrado: http://prosel.ifpa.edu.br/psu-2023-tecnico-integrado

- PSU Técnico Subsequente: http://prosel.ifpa.edu.br/psu-2023-tecnico-subsequente

17/02/2023

Conforme previsto no cronograma do PSU Graduação, foi divulgada a lista preliminar das inscrições homologadas. Os critérios para homologação e não homologação de candidatos(as) foram baseados nos regramentos previstos no Edital.

Caso o candidato(a) tenha interesse em entrar com recurso contra a lista, deve fazer até o dia 22/02, seguindo os seguintes passos:

1-Acesse a área do candidato com seu CPF e senha escolhida no endereço https://sgc.ifrn.edu.br/;

2-Clique em “minhas inscrições”;

3-Na área da sua inscrição, clique em “visualizar”;

4-Clique na aba “Provas”;

5-Clique em “Interposição de Recursos”;

6-Clique em “Interpor Recurso Prova”;

7-Digite sua justificativa e revise;

8-Por último, clique em “Enviar Recurso”;

-Acesse a lista em: https://prosel.ifpa.edu.br/psu-2023-graduacao.

15/02/2023

O Resultado Preliminar da 1ª Chamada do PSU Técnico Integrado e Subsequente está publicado no site do processo seletivo. Confira nos links abaixo:

- PSU Técnico Integrado: http://prosel.ifpa.edu.br/psu-2023-tecnico-integrado.

- PSU Técnico Subsequente: http://prosel.ifpa.edu.br/psu-2023-tecnico-subsequente.

06/02/2023

O Resultado Preliminar do Procedimento de Heteroidentificação do PSU 2023 está disponível na página do processo seletivo (prosel.ifpa.edu.br). O candidato interessado em entrar com recurso deve:

1 - Preencher e assinar o “Formulário de recurso contra a decisão da comissão de heteroidentificação” (Anexo V), justificando os motivos do recurso via área do candidato no sistema de inscrição do PSU;

2 – Enviar o recurso para a Comissão Recursal de Heteroidentificação, no período de 06/02/2023 até as 23h59 do dia 07/02/2023, pelo sistema de inscrição e acompanhamento no endereço eletrônico https://sgc.ifrn.edu.br ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;

3 - Aguardar a análise da Comissão Recursal de Heteroidentificação, que irá elaborar o parecer final da instituição quanto ao recurso, de acordo com cronograma deste edital. O resultado será publicado no site do processo seletivo. Após este resultado, não caberá mais recurso por parte do candidato no âmbito administrativo do IFPA.

Os candidatos que foram indeferidos na Heteroidentificação continuam no Processo Seletivo concorrendo, a partir de então, em Ampla Concorrência. Ou seja, devem continuar acompanhando as próxima etapas do processo seletivo.

- Resultado Preliminar Heteroidentificação PSU 2023 Técnico Integrado: https://prosel.ifpa.edu.br/psu-2023-tecnico-integrado.

- Resultado Preliminar Heteroidentificação PSU 2023 Técnico Subsequente: https://prosel.ifpa.edu.br/psu-2023-tecnico-subsequente.

20/01/2023

A Comissão do Processo Seletivo Unificado publicou a lista de inscrições homologadas e não homologadas, em ordem alfabética, do PSU 2023 - Técnico Integrado e Subsequente.

Foi aceita pela comissão, ou seja, considerada homologada, a inscrição do candidato que fez tudo conforme determinava o edital. Lembrando que a lista de inscritos ainda não é o resultado do processo seletivo, é apenas a relação de quem se inscreveu.

Os candidatos que perceberem equívocos nesta lista de inscritos podem entrar com recurso até às 23h59 deste sábado, 21 de janeiro. Os recursos são realizados na página de inscrição do processo seletivo, no portal do candidato.

- Confira os inscritos do Técnico Integrado:

https://prosel.ifpa.edu.br/psu-2023-tecnico-integrado

- Confira os inscritos do Técnico Subsequente:

https://prosel.ifpa.edu.br/psu-2023-tecnico-subsequente

30/01/2023

A Comissão do PSU 2023 (Técnico Integrado e Técnico Subsequente), do Instituto Federal do Pará (IFPA), publicou as convocatórias, orientações e cronogramas da etapa de Heteroidentificação, destinada aos candidatos que tiveram inscrição homologada e se inscreveram nas cotas L1, L3, L5 e L7.

A etapa será realizada presencialmente nas datas e horários presentes nas Convocatórias. É imprescindível que os candidatos convocados leiam atentamente as orientações que estão publicadas na página do processo seletivo.

Os candidato homologados que não participarão da etapa de Heteroidentificação devem aguardar o resultado preliminar da 1ª Chamada do Processo Seletivo, previsto para ser publicado em 15 de fevereiro de 2023.

Confira as convocatórias e as orientações:

PSU 2023 Técnico Integrado: https://prosel.ifpa.edu.br/psu-2023-tecnico-integrado.

PSU 2023 Técnico Subsequente: https://prosel.ifpa.edu.br/psu-2023-tecnico-subsequente.



 
registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->