Página inicial > Últimas Notícias > Notícias > Formação: Deficiência Auditiva - Adaptação Curricular, Avaliação e Identidade Surda
Notícias

• Publicado: Terça, 12 de Julho de 2016, 08h35
  • Última atualização em Terça, 12 de Julho de 2016, 09h22

Nos dias 27 e 28 de junho, realizou-se no Auditório da nova sede do IFPA Campus Tucuruí a Formação em Deficiência Auditiva, com a temática: Adaptação Curricular, Avaliação e Identidade Surda. Evento este que demandou a participação de discentes dos Cursos de Licenciatura Plena em Letras, Pedagogia e Biologia de diversas Universidades do Município, Docentes do Instituto Federal do Pará e Docentes do Ensino Básico do Município de Tucuruí, Breu Branco, Goianésia e Novo Repartimento que atuam com alunos surdos.

O facilitador da Formação, professor Abymael da Silva Pereira, da Universidade Federal do Amapá, aceitou o desafio e estruturou a programação do evento com conteúdos recheados de novidades na área e dentre os diversos recursos trazidos a formação, os professores foram oportunizados a ver vídeos em Libras de processos seletivos destinados a alunos surdos, o que esclareceu diversos aspectos relacionados às questões de adaptação curricular e avaliação para alunos com surdez.

Dentre os conceitos colocados em pauta na formação o professor falou da questão da autonomia, acesso, cidadania e empoderamento do deficiente auditivo diante das conquistas vivenciadas no decorrer dos anos. E deixou como reflexão:

Hoje, novas bandeiras são defendidas e conquistadas pelas comunidades surdas. Do coitadinho ao sujeito de direitos, da diversidade à diferença, das exigências da fala ao reconhecimento da língua de sinais, da reabilitação à valorização de uma identidade cultural própria, da inculcação de padrões ouvintes à valorização do “ser Surdo”.

O evento foi uma iniciativa do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais – NAPNE e da Professora de Libras do município Cleane Viana e contou com o apoio e incentivo da Direção Geral do Campus.

A Coordenação do NAPNE, agradece especialmente a Direção Geral do Campus, ao professor Abymael da Silva Pereira, a Professora Cleane, a estagiária Priscila Evelyn e os servidores Leonardo Zamprogno e Cleia Costa que não mediram esforços para que o evento fosse um sucesso.

A partir destas ações, o NAPNE/ Campus Tucuruí espera poder estar contribuindo com a cultura inclusiva dentro das instituições de ensino do Município, afim de garantir cidadania aos discente com as demais especificidades inseridas no contexto educacional.