Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página

Engenharia de Pesca

Publicado: Quarta, 21 de Setembro de 2022, 10h12 | Última atualização em Quarta, 21 de Setembro de 2022, 10h12

O egresso do curso de Bacharelado em Engenharia de Pesca estará apto a pesquisar, desenvolver, adaptar e utilizar novas tecnologias com atuação inovadora e empreendedora, reconhecendo as necessidades dos usuários, formulando, analisando e resolvendo, de forma criativa, os problemas de Engenharia de Pesca através da adoção de perspectivas multidisciplinares e transdisciplinares em sua prática. A atuação do profissional egresso deverá considerar os aspectos globais, regionais e locais, políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e de segurança e saúde no trabalho, sendo isento e comprometido com a responsabilidade social e com o desenvolvimento sustentável.

São exemplos de atividades desenvolvidas por esse profissional: planejar, gerenciar, construir e administrar obras e projetos relacionados aos recursos pesqueiros; atuar em diferentes atividades de pesquisa, manejo e exploração sustentável de organismos aquáticos; utilizar diferentes técnicas dentro da área de recursos pesqueiros, como cultivo, nutrição, melhoramento genético, processamento, classificação, conservação, armazenamento e controle de qualidade do pescado na indústria, sanidade, bem como atuar ao longo de toda a cadeia produtiva do pescado.

Anualmente, o curso oferta 40 vagas, com turmas presenciais regulares. De acordo com a conveniência da instituição e com as políticas de desenvolvimento regional, as turmas ingressantes serão ofertadas nos turnos matutino ou vespertino. O curso possui uma carga horária de 4.255 horas, sendo organizado em 10 semestres letivos, totalizado 5 anos de duração.

O curso é operacionalizado em cinco dias de aula semanais, de segunda a sexta-feira, podendo incluir os sábados de forma excepcional, com até seis horas-aulas diárias de 50 minutos cada. No entanto, algumas atividades, desde que previamente acordadas e autorizadas, poderão ser desenvolvidas no contraturno das aulas.

Para mais informações, acesse: Projeto Pedagógico do Curso (PPC 2020) de Engenharia de Pesca.

Fim do conteúdo da página
-->