Página inicial > Últimas Notícias > IFPA lança Processo Seletivo para Mobilidade Acadêmica

IFPA lança Processo Seletivo para Mobilidade Acadêmica

• Publicado: Sexta, 03 de Junho de 2022, 13h53
  • Última atualização em Sexta, 03 de Junho de 2022, 13h53

O Instituto Federal do Pará (IFPA) lançou o Edital de Mobilidade Acadêmica (MobAc), para realização de Processo Seletivo para Transferência Interna, Transferência Externa e Admissão de Portador de Diploma de Graduação. O objetivo é ocupar as 767 vagas remanescentes de cursos superiores de graduação, na modalidade de ensino presencial, para ingresso no 2º semestre do ano letivo de 2022, nos campi Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Belém, Bragança, Castanhal, Conceição do Araguaia, Marabá Industrial, Marabá Rural, Parauapebas, Santarém e Tucuruí.

A seleção será com base nas notas obtidas em uma mesma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizada nos anos de 2010 a 2021. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas a partir das 12h do dia 6 de junho até as 23h59 do dia 12 deste mês. Para se inscrever, o candidato deve acessar o endereço eletrônico: https://prosel.ifpa.edu.br/, abrir a página destinada ao processo seletivo MobAc e clicar no link de inscrição.

A transferência interna é a transferência de estudante de curso superior de graduação entre os campi do IFPA. Já a transferência externa é a transferência para o IFPA, de estudante de curso superior de graduação matriculado em outra instituição de ensino superior. A admissão de portador de diploma de graduação é voltada para quem já concluiu um curso superior de graduação e possui diploma em curso devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). As transferências interna e externa, com ou sem mudança de curso, e a admissão de portador de diploma de graduação, somente poderão ocorrer para curso da mesma área de conhecimento ou eixo tecnológico e afins.

Para concorrer às vagas para transferência interna, o candidato deve ser proveniente de curso superior de graduação ofertado por um dos campi do IFPA, estar matriculado no 1º semestre letivo de 2022 (ou estar com matrícula trancada) e ter cursado ao menos uma série/período/etapa de seu curso com o qual possui vínculo no IFPA. No caso da transferência externa, exige-se que o candidato seja proveniente de um curso superior de graduação, esteja matriculado no 1º semestre letivo de 2022 (ou esteja com matrícula trancada na instituição de ensino superior de origem) e tenha cursado ao menos uma série/período/etapa de seu curso. Tanto a transferência interna quanto a externa podem ocorrer com mudança da modalidade de ensino a distância para presencial. As vagas para admissão de portador de diploma de graduação são para candidatos com diploma de graduação de curso devidamente reconhecido pelo MEC, emitido por instituição de ensino superior brasileira, ou diploma emitido por instituição estrangeira devidamente reconhecido por instituição de ensino superior brasileira.

Para mais informações, acesse: https://prosel.ifpa.edu.br/mobac-2022-graduacao.