Página inicial > Últimas Notícias > Menu superior > Dados abertos > Comissão Própria de Avaliação (CPA) Local

Comissão Própria de Avaliação (CPA) Local

Publicado: Terça, 15 de Março de 2022, 11h58 | Última atualização em Segunda, 12 de Setembro de 2022, 08h58
Comissão Própria de Avaliação (CPA)

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) tem como objetivo propiciar uma autoavaliação da instituição de ensino, possibilitando a diretores, educadores e funcionários reverem o que não está dando certo e aprimorar o que já funciona, melhorando, assim, a qualidade acadêmica.

Qual a responsabilidade de uma CPA?

A Comissão Própria de Avaliação é responsável por planejar, organizar e aplicar uma avaliação interna da instituição de ensino. Ela é formada por diferentes membros da comunidade acadêmica, como representantes dos setores administrativos, professores, estudantes e da sociedade civil organizada.

• A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é responsável por coordenar a autoavaliação institucional, desde a elaboração do método, passando por sua implementação e sistematização dos resultados, até a elaboração do Relatório Anual de Avaliação Institucional, que subsidia os Planejamentos Administrativo e Pedagógico da Instituição e é usado pelo INEP/MEC para o recredenciamento institucional e reconhecimento dos cursos, entre outras atividades.
  • A autoavaliação está em obediência à Legislação de Ensino Superior do MEC que estabelece o Sistema de Avaliação da Educação Superior – SINAES (Lei N°10.861 de 14/04/2004, Portaria MEC Nº 2.051 de 09/07/2004 e Decreto Nº 5.773, de 09/05/2006).

O que faz a comissão avaliadora?

A CPA é quem conduz o processo de avaliação interna das IES. Entretanto, a comissão é responsável, também, pela sistematização e disponibilização das informações exigidas pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).

Outra competência de uma Comissão Própria de Avaliação é a elaboração do relatório de autoavaliação institucional, que deve ser aplicado para todos os alunos e funcionários. Vale lembrar que incentivar a participação de todos é uma das responsabilidades da CPA e a melhor forma de garantir um resultado mais preciso.

Quais são os eixos de avaliação?

Os relatórios de autoavaliação aplicados pela CPA devem considerar cinco eixos temáticos criados também pela lei que instituiu o SINAES. São eles:

Eixo 1: Planejamento e Avaliação Institucional

Eixo 2: Desenvolvimento Institucional

Eixo 3: Políticas Acadêmicas

Eixo 4: Políticas de Gestão

Eixo 5: Infraestrutura

O SINAES também pautou outras dimensões que podem ser abordadas nas avaliações, como:

- Comunicação com a sociedade;

- Política de atendimento aos estudantes e egressos;

- Sustentabilidade financeira;

- Responsabilidade social da instituição;

- Políticas de pessoal, carreiras do corpo docente e do corpo técnico administrativo.

Quais são os pilares da Avaliação das Instituições de Educação Superior (IES) no SINAES?

Avaliação Interna (Autoavaliação) – Realizada pela CPA

Avaliação Externa (Comissões de Avaliação In loco) – Realizada pelo INEP/MEC

Avaliação do Desempenho dos Estudantes – Realizada pelo INEP/MEC através do ENADE

Por que é importante avaliar?

A avaliação própria é um processo contínuo com o qual a Instituição adquire conhecimento sobre sua própria realidade, buscando compreender os significados do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social, além de identificar suas forças (elementos da instituição considerados vantajosos, ou seja, suas boas práticas) para socializar e reconhecer internamente, assim como suas fragilidades (inconformidades, pontos da instituição que devem ser melhorados). O objetivo é buscar a melhoria contínua para o Campus Tucuruí/IFPA.

Atendimento

O Atendimento funciona com a sistematização de informações e avaliação institucional.

Servidores que compõem a CPA

Portaria Nº 103/2022 - Designação da CPA