Página inicial > Últimas Notícias > IFPA publica editais para o PIBID e para o Programa de Residência Pedagógica

IFPA publica editais para o PIBID e para o Programa de Residência Pedagógica

• Publicado: Quarta, 06 de Junho de 2018, 13h10
  • Última atualização em Quarta, 06 de Junho de 2018, 13h10

O IFPA conseguiu aprovar, por meio dos editais 06 e 07/2018 da CAPES, 617 cotas de bolsas para seus estudantes de licenciatura, referentes ao Programa de Residência Pedagógica e ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Serão 353 bolsas para o PIBID e 264 bolsas para a Residência Pedagógica, que contemplarão estudantes de 14 cursos de licenciatura de 6 campi do IFPA.

As bolsas terão vigência de 18 meses, a partir de agosto de 2018 até janeiro de 2020, no valor de 400,00 reais. Além dos estudantes bolsistas, também haverá a participação de estudantes não-bolsistas nos programas. A carga horária do PIBID e da Residência Pedagógica corresponderá, respectivamente, no todo ou em parte, à carga horária da prática como componente curricular e ao estágio curricular supervisionado, e serão certificadas pelo IFPA.

O PIBID e a Residência Pedagógica

Com o objetivo de promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, o PIBID estimula a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica desde o início da jornada do docente. Os selecionados serão acompanhados por um professor da escola e por um docente de uma das instituições de educação superior participantes do programa. O PIBID atenderá aos estudantes matriculados na primeira metade dos cursos de licenciatura, compreendidos como aqueles que tenham cursado até 60% do curso ou estejam matriculados do 1º ao 4º semestre.

Já o Programa de Residência Pedagógica induz o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado por meio da imersão do licenciando – que já esteja na segunda metade do curso – em uma escola de educação básica. A imersão deve contemplar, entre outras ações, regência de sala de aula e intervenção pedagógica. O Programa de Residência Pedagógica é destinado a estudantes regularmente matriculados nos cursos de licenciatura que tenham cursado 50% do curso ou que estejam matriculados a partir do 5º semestre.

Assim como no PIBID, cada selecionado será acompanhado por um professor da escola com experiência na mesma área de ensino do licenciando e por um docente de instituição de educação superior. Além de assegurar a continuidade do PIBID, os editais propõem o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a valorização dos cursos de licenciatura.

Editais de Seleção de bolsistas e não-bolsistas para o PIBID e para o Programa de Residência Pedagógica

Para participar dos editais, o estudante deverá cadastrar seu currículo na Plataforma Freire e efetuar sua inscrição em um dos seguintes sites:

Para se inscrever ao Programa de Residência Pedagógica: http://www.formularios.ifpa.edu.br/index.php?option=com_rsform&formId=83

Para se inscrever ao PIBID: http://www.formularios.ifpa.edu.br/index.php?option=com_rsform&formId=82

Confira o Manual de Acesso ao Usuário à Plataforma Freire aqui

As inscrições iniciam no dia 05 e finalizam no dia 17 de junho de 2018. Dúvidas podem ser dirimidas através dos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Confira os editais:

Edital nº 01/2018-PROEN - Programa de Residência Pedagógica