Página inicial > Últimas Notícias > NEABI realiza ações em alusão ao Dia da Consciência Negra

NEABI realiza ações em alusão ao Dia da Consciência Negra

• Publicado: Segunda, 22 de Novembro de 2021, 13h22
  • Última atualização em Segunda, 22 de Novembro de 2021, 14h47

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFPA Campus Tucuruí promove um conjunto de ações em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. Uma das iniciativas é a série de vídeos “Pensamentos e práticas decoloniais”. O projeto foi desenvolvido pelos integrantes do NEABI em parceria com estudantes do curso de Especialização em Saberes e Práticas Afro-brasileiras e Indígenas na Amazônia.

Nos vídeos, os participantes falam de alguns pesquisadores(as) da região Amazônica, ou áreas de transição, cujos trabalhos estão voltados para as comunidades negras quilombolas considerando sua educação e cultura, prática considerada decolonial, nos quais esses(as) estudiosos(as) disseminam o pensamento decolonial.

Confira a série de vídeos neste link: https://www.youtube.com/watch?v=vjyOlk8YY1I&list=PLjReaiM_YeJITU-t3cBYfeLtCnMdJe9vs.

Parceria com o HEMOPA

Nesta segunda-feira (22), a partir das 7h30, houve um trabalho de panfletagem em frente ao HEMOPA. A ação, desenvolvida pelo NEABI em parceira com aquela instituição, é uma campanha de sensibilização para a doação de sangue, já que o dia 25 de novembro é o Dia Nacional do Doador de Sangue e o próximo mês, dezembro, é um período em que o estoque de bolsas de sangue diminui consideravelmente.

Participaram da ação os servidores Oberdan Medeiros, Mary Costa e José Luiz, além de alunos da Instituição que doaram sangue e ajudaram com as atividades.

Durante toda a semana, o NEABI estará convidando servidores, colaboradores e alunos maiores de 18 anos para a doação de sangue no HEMOPA, localizado na Avenida Veridiano Cardoso, S/N, BR 422, no Bairro Santa Mônica, em Tucuruí (PA).

Sobre o Dia da Consciência Negra

A data foi instituída pela Lei n°12.519, em novembro de 2011, e faz referência à morte de Zumbi dos Palmares, símbolo da luta e resistência dos negros escravizados. O objetivo da data é provocar reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil, além das questões referentes à luta por igualdade e contra a discriminação.