Página inicial > Últimas Notícias > IFPA Campus Tucuruí e senador Zequinha Marinho discutem implantação do Núcleo de Desenvolvimento de Aquicultura

• Publicado: Sexta, 19 de Novembro de 2021, 13h59
  • Última atualização em Sexta, 19 de Novembro de 2021, 15h14

O IFPA Campus Tucuruí e o senador Zequinha Marinho (PSC) se reuniram para discutir a implantação do Núcleo de Desenvolvimento de Aquicultura (NDA) na instituição. A reunião aconteceu no dia 5 de novembro e contou com a participação do diretor geral Anderson Barbosa, do coordenador do Núcleo Integrado de Pesquisas e Projetos de Engenharia (NIPE), Midson Cardoso, e de outros servidores de áreas estratégicas relacionadas à Aquicultura.

Durante a reunião, discutiu-se o Decreto 10.576/2020 do Governo Federal, que trata da exploração de águas sob domínio da União para o desenvolvimento de atividades aquícolas, e o potencial que a Região do Lago de Tucuruí possui para empreender negócios nesse mercado.

Como fruto desse diálogo, o senador Zequinha Marinho se comprometeu na obtenção do recurso inicial de R$ 4,6 milhões para que seja dado início à execução do projeto do Núcleo de Desenvolvimento de Aquicultura (NDA), elaborado pelo IFPA Campus Tucuruí, que prevê a construção de salas de aula, laboratórios, galpão de ração e tanques para alevinagem, com o propósito de promover a formação de ponta de profissionais para atuarem nessa área, além do desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnologias.

Para o professor Midson Cardoso, a implantação do NDA, além de desenvolver ainda mais os cursos de Engenharia de Pesca e Técnico em Aquicultura já ofertados pelo IFPA Campus Tucuruí, também será um incentivo aos empreendedores que queiram investir na região para atuar nessa área, pois poderão contar com a assistência técnica que o Instituto oferece por meio de seus professores e alunos.

De acordo com o senador Zequinha Marinho, o NDA tem uma importância transformadora para os municípios da Região do Lago de Tucuruí. “Eu, que estou aqui tratando do empreendedorismo, não poderia fugir desse momento e desse desafio em transformar a realidade local. Faço aqui um pacto para a gente caminhar juntos e ajudar o polo de Tucuruí de uma maneira muito diferenciada, trazendo renda, desenvolvimento e empregos para a população da região”, ressalta.

(Com informações do site http://zequinhamarinho.com.br).