Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisadores do IFPA estão entre os cientistas mais influentes do mundo
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Pesquisadores do IFPA estão entre os cientistas mais influentes do mundo

• Publicado: Quinta, 18 de Novembro de 2021, 14h13
  • Última atualização em Quinta, 18 de Novembro de 2021, 14h39

O Instituto Federal do Pará é referência em ensino público de qualidade em nível superior, técnico e profissionalizante. Os docentes vêm desenvolvendo pesquisas de alto nível e conquistando reconhecimento internacional. Nas publicações do Alper-Doger (AD) Scientific oito pesquisadores docentes do IFPA estão entre os mais influentes do mundo em suas áreas: Marlon Carlos França (Engenharia, microestrutura e paleoambientais, Campus Belém)Otávio Fernandes Lima da Rocha (Engenharia Mecânica, materiais, Campus Belém)Claudio Joaquim Borba Pinheiro (Campus Tucuruí)Thanan Walesza Pequeno Rodrigues (sensoriamento remoto, Campus Castanhal)Thiago Antônio Costa (Materiais e processos de fabricação, Campus Belém), Suezilde da Conceição Amaral Ribeiro (Inovação, meio ambiente e alimentos, Campus Belém)Cléo Quaresma Dias Júnior (Micrometereologia, campus Belém), Jakson Leite (Microbiologia, Campus Itaituba).

O Alper-Doger Scientific Index (AD Scientific Index) é um sistema de análise que filtra os dados da relevância científica dos pesquisadores publicados no currículo lattes e plataformas de busca científicas. O ranking também avalia o impacto das pesquisas na área de atuação dos pesquisadores e classifica as instituições de acordo com as características dos cientistas que fazem parte delas. O principal indicador de classificação é o “H Index”, que mede o impacto da produção científica com base na quantidade de citações e referenciamento em periódicos de impacto internacional.

O ranking apresenta dados referentes à performance dos últimos cinco anos e de toda a carreira dos pesquisadores. O levantamento apontou os cientistas mais bem posicionados nas onze regiões do mundo: África, Ásia, Europa, América do Norte, América Latina, Oceania, Liga Árabe, EECA, BRICS, USAN e COMESA. O AD Scientific Index valoriza o desempenho científico individual dos pesquisadores.  Fazer parte de um ranking desses demonstra a capacidade do pesquisador de buscar caminhos e soluções e desenvolver projetos relevantes, de grande impacto científico, tecnológico e social.

Dra. Thanan Walesza avalia de forma positiva o fato do nome dela está entre os profissionais do IFPA no ranking da AD Scientific. Ela explica que, hoje em dia, a academia tem sido questionada enquanto ambiente de formação profissional e isto tem feito muitos jovens ignorar o mundo acadêmico como opção. “No entanto, ressaltamos que é de lá que saem pesquisadores e profissionais resilientes e capazes de mudar o mundo, de encontrar soluções para problemas do cotidiano, cura para doenças. Saber que fazemos parte desse movimento figurando no ranking de cientistas do AD Scientific Index é emocionante, reconfortante e motivador. É o reconhecimento de uma vida acadêmica de muito trabalho dedicado à pesquisa e uma motivação a mais para continuarmos produzindo e investindo em pesquisa no Brasil, apesar de todas as adversidades”, explica.

Dr. Claudio Pinheiro é membro da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde no grupo de trabalho Formação e Atuação Profissional e Laboratório de Biociências da Motricidade Humana (LABIMH – UNIRIO). Tem experiência em métodos de exercícios físicos para saúde de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs). É consultor de periódicos científicos nacionais e internacionais. Orientou 38 trabalhos de graduação, 15 de pós-graduação Lato Sensu e 8 de iniciação científica (PIBIC). Publicou 70 artigos científicos, 5 livros e 53 capítulos de livros.

Dr. Marlon França é docente permanente da Pós-Graduação em Controle de Qualidade e Segurança de Alimentos do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES - Campus Piúma) e coordenador do Laboratório de Oceanografia e Clima e líder do Grupo de Pesquisa de Sedimentologia e Dinâmica Ambiental do IFES. Editor e revisor da revista Frontiers in Water and Climate e membro revisor da Journal of Coastal Research. Tem experiência na área de Paleontologia, Limnologia e Oceanografia com ênfase em dinâmica e mudanças ambientais. Foi redistribuído para o IFES, mas mantém o vínculo com o IFPA por conta de pesquisas que estão em andamento.

Dr. Thiago Antônio possui graduação em Engenharia Mecânica, graduação em Engenharia Ambiental e mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará (UFPA), doutorado e pós-doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é professor do IFPA e está vinculado à coordenação de Mecânica e credenciado como professor do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Materiais (PPGEMAT) do IFPA.

Dr. Cleo Quaresma possui licenciatura em Física e mestrado em Ciências Ambientais pela UFPA, doutorado em Clima e Ambiente pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Atualmente é professor D402 do IFPA. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Micrometeorologia, atuando principalmente com os temas: turbulência, camada limite atmosférica, transformada em ondeletas, coherent structures.

Dr. Jakson Leite é bacharel em Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado da Bahia (UEB), Mestre e Doutor em Agronomia – Ciências do Solo – pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Durante o doutorado desenvolveu parte do trabalho de tese no Helmholtz Zentrum München na Alemanha. Possui experiência em Microbiologia e Bioquímica do Solo. É revisor em periódicos nacionais e internacionais e participou da equipe que descreveu uma nova espécie de bactéria fixadora de nitrogênio simbionte de feijão-caupi (Microvirga vignae) e dos experimentos para indicação de uma estirpe para inoculação em feijão-caupi. Atualmente é Professor no IFPA campus Itaituba.

Dr. Otávio Fernandes é bacharel e mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará, Doutorado e Pós-Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é no IFPA campus Belém. É Professor Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais (PPGEMat) e Mecânica (PPGEM) do IFPA e da Universidade Federal do Pará (UFPA), respectivamente. Desenvolve Ciência e Tecnologia na área de Caracterização e Processamento de Metais e suas Ligas, principalmente nas linhas de pesquisa: solidificação direcional em regime transitório de extração de calor, caracterização, propriedades mecânicas e tratamento térmico.

“Sinto-me agraciado pela dedicação, disciplina e muito trabalho para estar entre os melhores. Meus agradecimentos ao IFPA, esta centenária instituição de ensino, por meio dos Cursos de Metalurgia, Bacharelado em Engenharia e Mestrado em Engenharia de Materiais, que ao longo de sua história nos proporcionou um ambiente acadêmico para que pudéssemos desenvolver pesquisa de alto nível”, comemora o professor Otávio Fernandes.

Dra. Suezilde Amaral Ribeiro possui graduação em Engenharia Química pela UFPA, mestrado e doutorado em Engenharia de Alimentos pela UNICAMP. Atualmente, é Diretora de Extensão e Relações Interinstitucionais da PROEX-IFPA e vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT) do IFPA - Campus Belém. É docente dos cursos de graduação em Ciências Biológicas e do Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT) do IFPA - Campus Belém. Também é docente dos cursos de mestrado em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares e doutorado em Desenvolvimento Rural e Sistemas Agroalimentares do IFPA – Campus Castanhal. Representante do IFPA no Fórum de Indicação Geográfica e Marcas coletivas do estado do Pará.

“É uma honra estar nessa lista, com certeza! Mas essa honraria não é somente minha, principalmente quando esses trabalhos são realizados dentro de Instituições de ensino, pesquisa e extensão e/ou com apoio de outras instituições parceiras. Devo e gostaria de dividir com todos os meus alunos, professores, técnicos administrativos, parceiros de outras instituições e comunidade que participaram de cada projeto comigo, além da minha família que me dá suporte para continuar nessa luta em favor da ciência. E dizer que tudo isso também é o resultado do amor que eu tenho em fazer o meu trabalho”, avalia a professora Dra. Suezilde Amaral.

Os oito pesquisadores do IFPA citados no AD Scientific Index 2021 obtiveram, juntos, um total de 9.922 citações no decorrer de suas carreiras, sendo 3.754 nos últimos cinco anos.

(Fonte: Portal IFPA).