Página inicial > Últimas Notícias > Metodologia ativa desenvolvida pelo NIPE no ensino-aprendizagem de engenharia é tema de artigo publicado no COBENGE 2021

• Publicado: Sexta, 08 de Outubro de 2021, 14h12
  • Última atualização em Quarta, 13 de Outubro de 2021, 14h30

Abordando uma metodologia ativa, moderna e diferenciada no ensino-aprendizagem de engenharia, o artigo “Núcleo Integrado de Projetos de Engenharia (NIPE): Inovação que associa ensino, pesquisa e extensão no IFPA Campus Tucuruí”, elaborado por membros do NIPE do IFPA Campus Tucuruí, foi aprovado para publicação no Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) 2021, evento que aconteceu no período de 28 a 30 de setembro em formato on-line.

Tendo como autores os professores Midson César, Helineudes Paiva e Terlys Silva, e o engenheiro Felipe Sousa, o artigo explica que uma das atividades desenvolvidas pelo NIPE é a oferta de estágio a estudantes do IFPA e da UFPA. Com esse estágio, os estudantes têm acesso à tecnologia e softwares de amplo uso comercial para produção de projetos de engenharia e contam com a orientação e supervisão de professores e engenheiro da Instituição. A partir dessa capacitação, os alunos elaboram projetos.

O artigo relata ainda os objetivos do NIPE (geração de estágios, captação de recursos para execução dos projetos desenvolvidos pelo Núcleo, capacitação de estagiários e colaboradores, produção científica etc.) e projetos desenvolvidos (Projeto Ipirá, Restaurante Universitário e o Painel do Nipe), demonstrando como a metodologia ativa supervisionada pela equipe docente e técnica resultou em um aumento no engajamento dos estudantes, proporcionando melhoria nos resultados práticos de aprendizagem e habilidades transversais, como gestão de tempo, comunicação interpessoal e autonomia nas decisões.

“Um dos principais pontos positivos observados foi a motivação dos estudantes, no momento em que eles foram capazes de associar os projetos desenvolvidos no escritório com as situações profissionais, conseguindo relacionar teoria e prática ao contexto real. A interação de equipe possibilitou a conclusão de projetos de engenharia interessantes que serão efetivamente construídos no Campus e na própria cidade de Tucuruí, podendo-se afirmar que o NIPE alcançou seus objetivos como meio de fomento em ensino, pesquisa, extensão, geração de estágios e benefícios coletivos”, explica a equipe do NIPE.

Confira alguns projetos e ações desenvolvidas pelo NIPE e citadas no artigo:

Projeto Ipirá: Projeto de grandes proporções e média complexidade, foi proposto pelas Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte) em 2009 como compensação social às comunidades ribeirinhas devido aos impactos ambientais da construção da Usina Hidroelétrica de Tucuruí e Eclusas. Constitui-se no maior projeto de piscicultura da região com ampla estrutura de engenharia.

Convidado pelo Ministério Público Estadual, o IFPA solicitou ao NIPE o remodelamento de todos os projetos de engenharia, incluindo galpão depósito para ração, alojamento para os pescadores, rampa de acesso ao rio, sede administrativa e os projetos completos do Núcleo Didático de Aquicultura (NDA), o qual será contrapartida do Departamento Nacional de Trânsito (DNIT) para o IFPA. Todos os projetos, incluindo maquete eletrônica e orçamentos detalhados, foram desenvolvidos pela equipe do NIPE.

Projeto do Restaurante Universitário: Projeto voltado para a melhoria da reestruturação do novo Campus do IFPA (localizado na Avenida Brasília, S/N, Vila Permanente), foi totalmente desenvolvido no NIPE. O projeto incluiu maquete eletrônica em 3D, orçamentos detalhados, memoriais descritivos e especificações técnicas dos materiais; além do atendimento às especificidades de natureza sanitária, inerentes à cozinha industrial, cujo projeto foi desenvolvido de modo concomitante ao do restaurante universitário com participação direta dos técnicos administrativos do Setor de Nutrição.

Elaboração de artigos científicos: A partir dos trabalhos e projetos realizados durante os estágios no NIPE, somados aos projetos integradores, ao quais se constituem em componentes curriculares obrigatórios na formação técnica, a equipe formada por professores e alunos foi constituída com o intuito de elaborar artigos acadêmicos.

Painel do NIPE: alinhando ensino, pesquisa e extensão, e fundamentado no princípio de popularização do conhecimento, o Painel do NIPE é um evento realizado a cada final de semestre, oportunidade em que são apresentados projetos de Engenharia, projetos integradores e a entrega dos certificados aos estagiários e extensionistas concluintes.

Sobre o NIPE

Idealizado pelo professor e engenheiro Midson Cardoso e criado em 2017, o Núcleo Integrado de Pesquisas e Projetos de Engenharia (NIPE) do IFPA Campus Tucuruí busca unificar ensino, pesquisa e extensão. Contando com uma equipe diversificada, sendo composta por 12 professores (das áreas de Agrimensura, Edificações e Eletrotécnica), dois técnicos administrativos (um engenheiro civil e um técnico do laboratório de Edificações) e estudantes que colaboram como estagiários, o Núcleo atua em 5 eixos temáticos (tecnologia e informação, acessibilidade, regularização fundiária, habitação social e infraestrutura).

Confira o artigo nos anais de publicação do COBENGE 2021: http://cobenge.educacao.ws/2021/?page_id=563.