Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Programa Casa Verde e Amarela é tema da próxima mesa-redonda promovida pelo NIPE do IFPA Tucuruí
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Programa Casa Verde e Amarela é tema da próxima mesa-redonda promovida pelo NIPE do IFPA Tucuruí

  • Publicado: Sexta, 23 de Julho de 2021, 20h00
  • Última atualização em Sexta, 23 de Julho de 2021, 20h03

O Núcleo Integrado de Pesquisas e Projetos de Engenharia (NIPE) do IFPA Campus Tucuruí organiza a quinta mesa-redonda deste ano. Com o tema “Programa Casa Verde e Amarela: desafios e perspectivas para Tucuruí”, o evento acontecerá nos dias 28 e 29 de julho, a partir das 18h, transmitido em live na página do Facebook @ifpa.tucurui e no canal do YouTube da TV Floresta.

A mesa-redonda contará com a participação dos engenheiros e professores do IFPA Campus Tucuruí: Midson Cardoso (coordenador do projeto) e Térlys Silva (mediador e líder do NIPE junto ao CNPq), e com a presença dos seguintes convidados: presidente da Associação de Moradores da Vila Permanente (ASMOVIPE), Alissy Pozzebom; secretário de Obras, Habitação e Serviços Urbanos, Carlos Rebelo; representando a empresa Comercial Goiânia, Celso Luiz Mezzomo; vereador Fábio Ulissys; pró-reitor de Extensão do IFPA, Fabrício Medeiros; superintendente SPU/PA, Flávio Augusto; deputado Federal Hélio Leite; proprietário da Construtora Habitat, José Valdisar; jornalista e proprietário do Sistema Floresta, José Adão; Harley Davidson Cortes Pereira, gerente da Caixa Econômica Federal e o defensor público Estadual, Dr. Renato Teixeira.

Esta é a quinta mesa-redonda realizada pelo NIPE neste ano e faz parte de uma série de ações que têm o objetivo de discutir questões relacionadas à regularização fundiária e à habitação social. Após esses eventos, o NIPE elaborará um documento técnico com os principais aspectos dessas discussões, apontando as suas dificuldades e as alternativas capazes de solucioná-los, e apresentará aos órgãos competentes por esses assuntos, como a Prefeitura de Tucuruí, por exemplo, e outras instituições.

O professor Midson avalia que as mesas-redondas estão obtendo ótimos resultados e que a causa disso é a participação da sociedade (imprensa local, Prefeitura, Ministério Público, Defensoria Pública, Justiça, parlamentares, pesquisadores e outras lideranças). “A intenção de ouvir todos esses atores e depois levar uma proposta com soluções de regularização fundiária e habitação social para o Município está sendo alcançada com êxito”, afirma.

Convidados para participar das discussões promovidas pelas mesas-redondas anteriores, o promotor Francisco Charles e a engenheira civil e professora Grazielle Tigre comentam a respeito da iniciativa: “O Ministério Público se sente honrado pela parceria com o NIPE, cujo desenvolvimento de pesquisas e bons projetos apontam políticas públicas que buscam a melhor qualidade de vida de todos. Um trabalho em Tucuruí que serve como referência para o Brasil”, afirma o promotor da 3ª PJ do MPPA.  “É muito importante a participação da academia na intervenção e propostas de soluções dos problemas locais. E o mesa-redonda desenvolvido pelo NIPE consegue proporcionar essa discussão [com] todos os setores envolvidos”, avalia a engenheira civil e professora da UFPA.

Para saber mais sobre os projetos desenvolvidos pelo NIPE do IFPA Campus Tucuruí, acesse: AQUI e AQUI!

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->