Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Com quatro anos de atuação, NIPE do IFPA Campus Tucuruí promove projetos que contribuem para o desenvolvimento da região
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Com quatro anos de atuação, NIPE do IFPA Campus Tucuruí promove projetos que contribuem para o desenvolvimento da região

  • Publicado: Sexta, 02 de Julho de 2021, 19h25
  • Última atualização em Sexta, 02 de Julho de 2021, 19h25

Projetos, pesquisas, debates com a sociedade e oportunidade de estágio. Essas são algumas atividades que vêm sendo desenvolvidas pelo Núcleo Integrado de Pesquisas e Projetos de Engenharia (NIPE) do IFPA Campus Tucuruí. Idealizado pelo professor e engenheiro Midson Cardoso e criado em 2017 como um projeto de extensão, o NIPE se ampliou e, em 2020, transformou-se também em um grupo de pesquisa, aderindo um número maior de participantes.

Atualmente, o NIPE conta com uma equipe diversificada, sendo composta por 12 professores (das áreas de Agrimensura, Edificações e Eletrotécnica), dois técnicos administrativos (um engenheiro civil e um técnico do laboratório de Edificações) e estudantes que atuam como estagiários.

O NIPE atua em 5 eixos temáticos: tecnologia e informação, acessibilidade, regularização fundiária, habitação social e infraestrutura. Em 2021, o Núcleo tem focado na temática de regularização fundiária e habitação social, realizando uma série de mesas-redondas com o objetivo de abordar essas questões e elaborar um documento técnico com os principais aspectos dessas discussões, apontando as suas dificuldades e as alternativas capazes de solucioná-las, para então apresentar o documento aos órgãos competentes por esses assuntos, como a Prefeitura de Tucuruí, por exemplo, e outras instituições.

O professor Midson avalia que as mesas-redondas estão obtendo ótimos resultados e que a causa disso é a participação da sociedade (imprensa local, Prefeitura, Ministério Público, Defensoria Pública, Justiça, parlamentares, pesquisadores e outras lideranças). “A intenção de ouvir todos esses atores e depois levar uma proposta com soluções de regularização fundiária para o Município está sendo alcançada com êxito”, afirma.

Além dessa iniciativa, também podem ser citados outros projetos desenvolvidos pelo NIPE para o IFPA Campus Tucuruí: o Galpão-Garagem para os veículos do Campus, projeto do Núcleo Didático de Aquicultura, a reforma e adequação do Bloco 3, o reaproveitamento de água pluvial para cozinha industrial, a cozinha industrial, projeto de urbanização da orla do Campus Tucuruí (projeto integrador desenvolvido no NIPE); e projetos que beneficiam a comunidade em geral: reconstrução do projeto de engenharia do Ipirá (que beneficiaria comunidades ligadas à atividade de piscicultura); projeto do terceiro acesso para a Vila Tropical (uma rotatória); e o projeto de regularização fundiária da Vila Tocantins, o qual o professor Midson considera umas das maiores realizações do NIPE até o momento. 

Com os avanços dos trabalhos e a proporção que vêm alcançando, recentemente um dos membros do NIPE recebeu reconhecimento da Câmara Municipal de Tucuruí pelos serviços prestados. O homenageado foi o professor e engenheiro civil Helineudes Paiva da Silva, que também é coordenador do Curso de Edificações do IFPA Campus Tucuruí. “Esta homenagem cairia muito bem a qualquer um dos professores do NIPE, devido à atuação de cada um. Tive a honra de ser o homenageado, agradeço a Deus e ao vereador Fábio Ulisses, mas divido esse mérito com colegas do NIPE/IFPA, com a Direção do Campus e com toda a comunidade acadêmica”, finalizou o professor Paiva.

De acordo com Núcleo, é previsto para o próximo ano o debate sobre a mobilidade urbana e acessibilidade. Além disso, está em processo os trâmites para a oferta de um curso de pós-graduação em Regularização Fundiária e Habitação Social, pelo IFPA Campus Tucuruí.

Para saber mais sobre as próximas mesas-redondas do NIPE, acompanhe as nossas notícias no site e redes sociais do IFPA Campus Tucuruí (Facebook e Instagram).

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->