Estudantes do IFPA Campus Tucuruí são finalistas da Copa Colegial de Empreendedorismo 2023

• Publicado: Quinta, 09 de Novembro de 2023, 12h32
  • Última atualização em Quinta, 09 de Novembro de 2023, 12h33

Nesta sexta-feira (10), estudantes dos cursos técnicos integrados do IFPA Campus Tucuruí participarão como finalistas de uma competição nacional: a Copa Colegial de Empreendedorismo 2023. O evento tem como objetivo estimular o desenvolvimento de negócios entre jovens matriculados no Ensino Médio em escolas públicas e privadas do país, incentivando o empreendedorismo por meio de ideias inovadoras.

Os alunos da instituição que participam da disputa estão sob a orientação do professor Huarley Lemke, que leciona a disciplina de Empreendedorismo. Ao todo, foram inscritas 14 equipes do campus, sendo que uma está entre os 10 finalistas e duas ficaram entre os “top 50”. Os finalistas irão apresentar a sua proposta ao vivo, pela internet, a um grupo de jurados composto por empresários. As apresentações ocorrerão a partir das 18h30 e podem ser acompanhadas pelo canal do YouTube do evento. Os vencedores serão anunciados ao vivo ainda nesta sexta-feira (10).

A equipe entre os 10 finalistas é a “Startup Ajuda-se”, idealizada pelos alunos Hadassa Miranda Quaresma, Beatriz de Freitas Araújo, Pedro Henrique Morais dos Santos, João Pedro Filipini Lazzarotto e Mateus Braz da Silva, do curso técnico integrado em Informática. A proposta dos estudantes é uma plataforma direcionada às pessoas que precisam de amparo, voltada à saúde mental dos brasileiros, os quais, de acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 1/3 têm diagnóstico de ansiedade, num país onde acontecem 38 suicídios por dia e 700 tentativas frustradas.

Outra startup com ideia de negócio classificada foi a “Nabi – Personal Segurity”, das alunas Ana Cristina Garcia da Silva e Ana Vitória Silva de Sousa, do curso técnico integrado em Meio Ambiente, ficando na 34º posição, com uma solução para a segurança das mulheres. Vale destacar que, segundo informações do Monitor da Violência e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), 77% das mulheres possuem medo de saírem sozinhas de casa, além da taxa de feminicídio no Brasil com uma vítima a cada 6 horas.

Já a startup “Weisheit Car OBD” obteve a 41º posição no ranking. Elaborada pelos alunos do curso técnico integrado em Informática, Carlos Magno Ribeiro, Geovane da Silva, Mateus Brito e Vinicius Santos, tem como proposta um app que poderá ser conectado via adaptador OBD Bluetooth, permitindo checar diversas informações do veículo. A tecnologia poderá ajudar o motorista a diagnosticar o problema em caso de pane mecânica, por exemplo.

Para o professor Huarley Lemke, todos os alunos que participaram da competição são vitoriosos. “Se estes alunos tiverem uma oportunidade, podem fazer muito pelo ecossistema local. Seria ótimo ter uma incubadora para abarcar essas ideias no campus”, afirma.

Sobre a premiação

De acordo com o site do evento, os integrantes das três equipes vencedoras vão receber bolsas de estudos integrais para o curso de Bacharelado em Administração de Empresas e Empreendedorismo URM. Além disso, a equipe vencedora ganhará uma viagem para Silicon Valley BootCamp, no Vale do Silício, para uma imersão internacional de sete dias em que os estudantes aprenderão tendências do mercado de trabalho e assuntos relacionados a negócios e empresas.

O diretor responsável pela escola vencedora receberá um cheque de R$ 25 mil; o coordenador, um cheque no valor de R$ 15 mil; e o professor que auxiliou a equipe ganhará o valor de R$ 10 mil, além de acompanhar a equipe na viagem para o Vale do Silício, nos Estados Unidos.

Fonte: https://www.copacolegial.com.br/

Crédito da imagem: Divulgação da Copa Colegial de Empreendedorismo 2023 (Instagram: @copaempreendedorismo).

Link para assistir à etapa final do evento: https://www.youtube.com/watch?v=z3i3J4LqnpM.