Projeto de Extensão Usina Musical IFPA Tucuruí abre inscrições para públicos interno e externo

• Publicado: Quinta, 28 de Setembro de 2023, 12h27
  • Última atualização em Quinta, 28 de Setembro de 2023, 12h27

O IFPA Campus Tucuruí, por meio do Projeto de Extensão Usina Musical IFPA Tucuruí (UMIFTUC), abre as inscrições para os interessados em participar da formação da Orquestra, da Banda Marcial e do Coral da instituição. Os estudantes da iniciativa terão aulas de teoria musical, técnica vocal e de prática instrumental: de cordas (violino, viola e violoncelo), sopro (trombone, trompete, saxofone, tuba, bombardino, flauta transversal) e percussão (bumbo, caixa, surdo e pratos). O projeto é gratuito e os interessados podem se inscrever até 30 de setembro por meio de formulário on-line: CLIQUE AQUI.

Podem participar da iniciativa todas as pessoas a partir de 14 anos de idade. As aulas acontecerão às quintas-feiras e aos sábados, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h, no prédio do IFPA onde funciona o NIPE, localizado na Rua Salto Santiago, s/n, em frente à Praça Central da Vila Permanente. A aula inaugural está prevista para acontecer no dia 7 de outubro.

Sobre o projeto

De acordo com a coordenadora do projeto, a professora Narciza Valéria, a Usina Musical IFPA Tucuruí (UMIFTUC) visa a formação de Orquestra, Banda Marcial e Coral, que serão os “corpos artísticos” do IFPA no município de Tucuruí e do seu entorno, englobando a transformação de vidas de jovens e adultos, a capacitação nos estudos musicais, considerando que o estudo da música aumenta a capacidade de concentração, escuta, disciplina e, ainda, a geração de renda na profissionalização de músicos e oportunidade de trabalho.

As ações do programa têm a educação musical como promotora do desenvolvimento de habilidades individuais e da sociabilidade, contribuindo para o desenvolvimento na sua integralidade das dimensões física, afetiva, cognitiva, intelectual e ética dos estudantes a partir das atividades de Formação Técnica Musical, nas modalidades instrumental e vocal, com atividades de ensino musical realizadas no contraturno, gerando, com isso, a promoção da educação integral, estimulando o fortalecimento de vínculos, além de proporcionar a inclusão produtiva urbana, na perspectiva de alcançar os objetivos educacionais do IFPA Campus Tucuruí.

A participação na Orquestra, na Banda Marcial e no Coral do IFPA Campus Tucuruí será de caráter obrigatório para os alunos da UMIFTUC, podendo o estudante optar por um ou dois grupos desde que não haja sobreposição de apresentações. Os instrutores serão os discentes que possuem vínculo com a Instituição com compensação de carga horária na atividade extracurricular e/ou voluntários vinculados a instituições parceiras.

Além disso, com a finalidade de aproveitar oportunidades e experiências já em curso, a UMIFTUC fará parceria com a Associação Bom Samaritano de Breu Branco (ABOMSABB). O projeto de música dessa associação começou há pouco mais de um ano, oferecendo aulas de teclado, violão, bateria, instrumentos de sopro e violino, sendo coordenado pelo professor Jefferson Carmo da Costa e tendo como colaboradores a Amanda Braga, o Rodrigo Maciel e a Glenda Maressa.

Coordenadora:

Narciza Valéria dos Santos Carvalho (professora de Arte)

Professores colaboradores:

Adna Evelin Gadelha Pereira Veneza (professora de Inglês)

Jefferson Carmo da Costa (professor de Matemática)

Raissa Lopes Paes (professora de Geografia)

Alunos extensionistas:

Willian da Silva Barros (Engenharia Sanitária)

Rafaela Pinheiro Viana (Técnico em Agrimensura)

Janaina Santos da Silva (Engenharia Sanitária)

Hillquias da Silva Baia (Engenharia Sanitária)

Amanda Santos Assunção (Saneamento 2º ano)