NAPNE do IFPA Campus Tucuruí promove roda de conversa em alusão ao Setembro Azul

• Publicado: Quinta, 28 de Setembro de 2023, 08h21
  • Última atualização em Quinta, 28 de Setembro de 2023, 08h28

Nesta sexta-feira (29), o IFPA Campus Tucuruí, por meio do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), realizará a I Roda de Conversa: Reflexões sobre a Trajetória da Comunidade Surda. A iniciativa faz alusão ao Setembro Azul e é destinada aos estudantes da turma T383-4TA do curso de Ciência da Computação. A programação está prevista para ocorrer a partir das 16h, na sala de aula do Bloco 6.

Segundo a organização, o evento é uma oportunidade de aprendizado sobre a comunidade surda, sua história e cultura, promovendo a conscientização, a inclusão e a igualdade de oportunidades. “O Setembro Azul é um mês de reflexão sobre questões referentes à comunidade surda. Estamos comprometidos em criar um ambiente inclusivo e acolhedor para  os membros da nossa comunidade acadêmica, incluindo aqueles que são surdos ou têm deficiência auditiva”, esclarece.

Programação:

1 - Vídeo reflexivo da comunidade surda: um vídeo que explora a jornada e a cultura da comunidade surda;

2 - Palestra “O sujeito surdo e Capacitismo”, ministrada pela coordenadora do Napne, Edna Trindade;

3 - Fala do discente surdo Igor sobre o Setembro Azul: as perspectivas e experiências de um membro da comunidade surda;

4 - Fala do discente da turma sobre a experiência com a Oficina de Libras;

5 - Dinâmica: uma atividade interativa para promover a compreensão e a inclusão;

6 - Certificação dos alunos participantes da Oficina de Libras: reconhecimento e celebração dos alunos que completaram o Módulo I da Oficina de Libras;

7 - Momento de fotos;

8 - Encerramento: palavras finais e agradecimentos;