IFPA Campus Tucuruí realiza posse simbólica para diretor-geral e faz parcerias institucionais

• Publicado: Segunda, 28 de Agosto de 2023, 10h59
  • Última atualização em Segunda, 28 de Agosto de 2023, 11h18

Na noite da última quinta-feira (24), ocorreu a cerimônia de posse simbólica do diretor-geral do IFPA Campus Tucuruí, Midson Cardoso. O evento aconteceu no Auditório Central e contou com a participação da reitora do IFPA, Ana Paula Palheta, que compôs a mesa diretiva junto ao diretor empossado e à representante da Secretaria de Educação de Tucuruí, Vivian Rodrigues. A solenidade também recebeu a presença de diretores-gerais de diversos campi do IFPA, de autoridades locais e regionais, de representantes de outras instituições e de membros da comunidade acadêmica.

Além da cerimônia de posse simbólica, o público presente acompanhou uma vasta programação composta por momentos musicais de voz e violão e da Banda de Música do campus, apresentação sobre o projeto Pará.Bola e a entrega de kits esportivos aos estudantes que participam dessa iniciativa do Instituto, apresentação cultural dos indígenas Assurinis, o Hino Nacional Brasileiro cantado pela professora Narciza Valéria e um coffee break.

Parcerias institucionais

Durante a quinta-feira, a reitora do IFPA foi convidada pelo diretor-geral do Campus Tucuruí para uma visita à Defensoria Pública do município para conhecer o projeto inclusivo que o Instituto vem desenvolvendo naquela instituição. É o projeto de acessibilidade inteligente, o qual beneficia o público com deficiência visual a partir da utilização de uma tecnologia no piso táctil que identifica as salas da Defensoria por meio de comunicação sonora, além de também atender às necessidades de pessoas com deficiência auditiva com placas em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

De acordo com o diretor-geral Midson Cardoso, o projeto de acessibilidade na Defensoria Pública foi desenvolvido há 1 ano e 8 meses, em parceria com a UFPA (Fab Lab), e é “uma demonstração das pesquisas que são realizadas no Campus Tucuruí”. Para a reitora Ana Paula, projetos como esse refletem o grau de maturidade que o IFPA tem alcançado em suas pesquisas e projetos. “Mostra não apenas o que a gente é capaz de fazer, mas o quanto a gente já está realizando atividades, projetos e ações em parcerias com instituições públicas e privadas que acreditam na gente, que acreditam na instituição, e o quanto a gente pode transformar serviços, como o da Defensoria Pública, e levar a um patamar ainda maior de excelência”, afirma.

Em seguida, dando continuidade à programação de reuniões, a gestão do IFPA, do Campus Tucuruí e de outros campi do Instituto se reuniram com o senador Zequinha Marinho, com o prefeito de Goianésia, Francisco Leite, vereadores da região e outras autoridades locais para discutirem novas parcerias e realizarem uma visita às obras de construção do Núcleo de Desenvolvimento de Aquicultura (NDA) do IFPA Campus Tucuruí.

O professor Luciano Queiroz, um dos idealizadores do projeto, explica que o NDA é o maior complexo de reprodução e cultivo de peixes e crustáceos do Pará, com uma área aproximada de 10 mil m² em laboratórios (carcinicultura, piscicultura, limnologia, microbiologia, histologia, reprodução e cultivo de peixes ornamentais e reprodução de microalgas) e taques escavados (de abastecimento, de decantação e de experimentos). “O NDA permitirá produzir conhecimentos técnico-científicos, com o objetivo de transferir tecnologia para a sociedade, aquecendo a atividade aquícola na região e promovendo o desenvolvimento socioeconômico dos municípios que estão na área de influência da Hidrelétrica de Tucuruí”, esclarece.

Para a reitora Ana Paula Palheta, o NDA é uma iniciativa que mostra como a instituição é capaz de trabalhar na formação dos estudantes, no ensino, pesquisa e extensão, e, ao mesmo tempo, contribuir com o repovoamento de espécies aquáticas em extinção a partir dos tanques que estão sendo construídos. “A gente vai ter a oportunidade de contribuir com a sociedade e dar a nossa parcela institucional para a reconstrução de algo que é importante, que é a nossa natureza”, reflete.

De acordo com o senador Zequinha Marinho, que articulou a destinação de recursos de Emenda de Bancada Impositiva no valor de R$ 4,6 milhões para a construção do NDA, o projeto possui potencial transformador para a realidade econômica da região de Tucuruí. “A minha alegria hoje, aqui, é ver que o IFPA Campus Tucuruí consegue avançar, e a gente está aqui desafiando o Instituto para fazer parcerias, principalmente nessa região, que é onde a matéria-prima é mais fácil e os desafios são maiores também: gerar renda, desenvolvimento e oportunidades, e esses negócios dependem da escola técnica para acontecer. Fortalecer o Instituto, para nós, é estratégico para desenvolver a economia regional”, afirma.

Ainda durante a visita às obras do NDA, o IFPA e a Prefeitura de Goianésia assinaram um Termo de Cooperação Técnica, o qual possibilita, entre outras questões, a formação profissionalizante para jovens e adultos em Goianésia (PA), como o curso “Mestre de Obras”, por exemplo, ofertado por meio do Proeja Fic.