Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas abre inscrições para novos membros

• Publicado: Quinta, 17 de Agosto de 2023, 10h31
  • Última atualização em Quinta, 17 de Agosto de 2023, 12h53

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Tucuruí está com inscrições abertas para novos membros até 26 de agosto de 2023. Podem se inscrever os estudantes e servidores da instituição, enviando o seu nome completo, o cargo e o SIAPE (se for servidor), curso e número de matrícula (se for aluno) para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., juntamente com uma carta de intenções, a qual deve demonstrar as ações que o candidato tem interesse em desenvolver no NEABI. As atividades desenvolvidas no núcleo são voluntárias.

De acordo com o Núcleo, os inscritos receberão a confirmação da seleção em uma reunião oficial do NEABI com a Coordenação de Extensão, após o período de inscrição. O link para a reunião e a data serão confirmados posteriormente.

Sobre o NEABI

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Tucuruí é um grupo de trabalho responsável por fomentar ações, de natureza sistêmica, no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, que promovam o cumprimento da Lei 11.645/2008 (que torna obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena no Ensino Fundamental e Médio das escolas do país) e os demais instrumentos legais correlatos.

O NEABI tem como finalidades:

I. propor, fomentar e realizar ações de ensino, pesquisa e extensão sobre as várias dimensões das relações étnico-raciais, atendendo a Lei 11.645/08 e a legislação correlata;
II. sensibilizar e reunir pesquisadores, professores, técnicos-administrativos, estudantes, representantes de entidades afins e demais interessados na temática das relações étnico-raciais;
III. colaborar e promover, por meio de parcerias ações estratégicas no âmbito da formação inicial e continuada do Sistema de Educação do Pará e Municipal de Tucuruí;
IV. contribuir para a ampliação do debate e da abrangência das políticas de ações afirmativas e de promoção da igualdade racial;
V. fazer parcerias para produção e divulgação de conhecimentos sobre relações étnico-raciais junto às instituições educacionais públicas e privadas, sociedade civil organizada e população em geral.

(Fonte: Regimento Interno do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFPA Campus Tucuruí).