Comissão Eleitoral divulga resultado preliminar da votação para Reitoria e Direção-Geral dos campi do IFPA

• Publicado: Quinta, 01 de Junho de 2023, 18h41
  • Última atualização em Quinta, 01 de Junho de 2023, 19h02

A Comissão Eleitoral Central realizou a apuração das urnas e o resultado preliminar do processo eleitoral para a Reitoria do Instituto Federal do Pará (IFPA) e das diretorias-gerais de 17 campi do Instituto, na noite dessa quarta-feira, 31 de maio. A apresentação dos resultados contou com transmissão ao vivo e iniciou logo após o encerramento do prazo para votação, às 22h. A apuração dos votos, assim como todo o processo, foi feita com base no Regulamento definido pela Resolução nº 972, de maio de 2023, do Conselho Superior do IFPA.

Os servidores (docentes e técnicos) que compõem o quadro de pessoal ativo e permanente do IFPA e os(as) estudantes regularmente matriculados(as) no registro acadêmico do Instituto puderam votar nos dias 30 e 31 de maio, das 8h às 22h, de forma facultativa, eletrônica e secreta, por meio do acesso ao SigEleições, utilizando login e senha usados para acesso ao Sigaa.

Dos 18.647 membros da comunidade do IFPA aptos a votar, mais de 58%, 10.946 pessoas, exerceram o direito de acessar a urna no sistema SigEleições e efetivaram seus votos de forma a ajudar a decidir quem irá gerir a Reitoria nos próximos quatro anos. Destes, 7.129 escolheram Ana Paula Palheta, 1.454 votaram em Neila Cabral, 919 votaram em Paulo Henrique, 712 optaram por Ribamar Ribeiro JR, 481 votaram em branco e 251 nulos.

No Campus Tucuruí, 1.121 eleitores estavam aptos a votar. Desses, 707 acessaram a urna do campus para escolher o(a) próximo(a) reitor(a) e diretor(a)-geral. Dos votos realizados, 308 foram para Midson Cardoso, 199 para Leonardo Mezzomo, 193 escolheram Fabíola Barros, 4 votos em branco e 3 nulos.

Votação e apuração

O presidente da Comissão Eleitoral Central acompanhado por dois outros membros da mesma comissão, Maria Regina Sarkis Peixoto Joele e Yulle Gustavo Siqueira de Lima, fizeram o processo de apuração do resultado. A leitura e apresentação ficou a cargo do Assessor de Comunicação Social da Reitoria do IFPA, João Augusto Rodrigues.

Para gerar o boletim da votação de cada urna, foi feito, ao vivo, um acesso com a utilização de uma chave única e exclusiva de uso da Comissão Eleitoral. Cada campus tinha a própria urna on-line onde todos os votos dos membros daquela comunidade estavam vinculados.

Para a Reitoria, foi eleita com 49,09% dos votos válidos, 7.129 votos, a professora Ana Paula Palheta Santana. Ela foi eleita por 769 votos de servidores docentes, 603 de servidores técnicos administrativos e 5.757 de discentes. Já para o Campus Tucuruí, o diretor-geral eleito foi o professor Midson César Feitosa Cardoso. Dos 707 eleitores que acessaram a urna do campus, ele conquistou 33,75% dos votos, sendo 38 dos professores, 255 dos estudantes e 15 dos técnicos administrativos.

Avaliação do processo eleitoral

Na avaliação do presidente da Comissão Eleitoral Central, Riguel Feltrin Contente, esta eleição foi histórica pela participação expressiva. Feltrin ressalta que isso se deve ao fato do IFPA, nos últimos anos, ter ampliado o número de servidores e de discentes. “Mesmo a eleição não sendo obrigatória, tinha função consultiva, percebemos o desejo das pessoas de participar e ajudar a escolher os dirigentes”, avaliou.

Encerramento da apuração

Em nome do Instituto, João Augusto, ao final das apurações, parabenizou todos os candidatos e candidatas que se disponibilizaram a concorrer e a apresentar as suas propostas para melhorar a oferta de ensino do IFPA, com foco na qualidade e para ampliação de vagas. Agradeceu aos membros da comunidade acadêmica que se envolveram nas eleições, assistiram aos debates, leram as propostas de gestão e exerceram o direito de votar. Afirmou que a comunidade do Instituto acredita muito na democracia e, somente com a participação ativa de todos, foi possível eleger aqueles que estarão à frente do IFPA nos campi e na Reitoria. Agradeceu o trabalho desenvolvido pelos membros das comissões eleitorais. Parabenizou, de forma especial, os candidatos eleitos, em quem as comunidades dos campi depositaram a confiança.

Nota de agradecimento da Comissão Eleitoral Local do Campus Tucuruí

"A Comissão Eleitoral Local (CEL-TICURUÍ) agradece a toda comunidade acadêmica pela confiança na condução do processo eleitoral no Campus. Celebramos esse momento democrático cujo ápice é a votação e consequentemente a consagração do vencedor do pleito. Gratidão a cada membro da comissão pelo empenho e abnegação sem a qual o sucesso do trabalho seria impossível. Esta Comissão sente-se satisfeita, certa de que cumpriu a sua missão. Finalizando, parabenizamos o candidato eleito e desejamos sucesso na gestão do Campus e que conduza a instituição a um patamar de excelência. Que toda comunidade IFPA-Tucuruí receba nossa gratidão", comunica a comissão.

Acesse o resultado preliminar da eleição.

Acesse a página com todas as informações do processo eleitoral.

(Com informações da Ascom / IFPA Reitoria)