IFPA inicia eleição para os cargos de Reitor(a) e Diretor(a) Geral de Campus

• Publicado: Quinta, 04 de Mai de 2023, 09h28
  • Última atualização em Terça, 30 de Mai de 2023, 09h54

O Conselho Superior (Consup) do Instituto Federal do Pará (IFPA) publicou o Regulamento do processo de consulta à comunidade escolar para a escolha de candidatos(as) ao cargo de Reitor(a) do IFPA e aos cargos de Diretores(as) Gerais dos campi Abaetetuba, Ananindeua, Altamira, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Castanhal, Conceição do Araguaia, Itaituba, Marabá Industrial, Marabá Rural, Óbidos, Paragominas, Parauapebas, Santarém e Tucuruí, para o quadriênio de 2023 a 2027.

Conduzido pela Comissão Eleitoral Central (CEC) e pelas Comissões Eleitorais Locais (CELs), o processo de consulta será por meio de votação secreta e facultativa em um único candidato, para cada cargo e em turno único. Podem votar os servidores que compõem o Quadro de Pessoal Ativo Permanente da Instituição, bem como os alunos regularmente matriculados nos cursos de Ensino Médio, técnico, de graduação e de pós-graduação, ofertados na modalidade presencial ou a distância.

O período de campanha eleitoral dos candidatos será de 17 a 29 de maio. O debate entre candidatos a Diretor Geral nos Campi será realizado no dia 25 de maio. No dia 26 de maio será o debate entre os candidatos a Reitor, a ser realizado na sede da Reitoria e transmitido pelo canal oficial do IFPA no YouTube.

A votação acontece nos dias 30 e 31 de maio, das 08h às 22h, por meio do sistema de votações eletrônicas denominado Sigeleição, podendo ser feita de qualquer meio de acesso à internet (dentro ou fora do campus). No dia da votação, será disponibilizado no site https://www.eleicoes.ifpa.edu.br o link para acesso ao sistema Sigeleição. O eleitor cadastrado deverá acessar o link e preencher com login e senha para efetuar a votação, sendo que o login e a senha serão os mesmos utilizados para acesso à Plataforma SIG (SIGAA, SIPAC, SIGRH). Nos campi, haverá locais de apoio com computador disponível para votação on-line.

A apuração será iniciada após o encerramento da votação pelo presidente da Comissão Eleitoral Central, podendo ser acompanhada por Membros da CEC, pelos candidatos ou por um fiscal por ele indicado. O processo de apuração dos votos será realizado por videoconferência, com transmissão on-line e divulgação pelos canais oficiais do IFPA. A Homologação do Resultado Final da eleição pelo Conselho Superior será no dia 07 de junho, após análise de possíveis recursos.

Página de publicação do processo eleitoral: AQUI!

30/05/2023

Atenção estudantes e servidores do Instituto Federal do Pará (IFPA), no período de 30 a 31 de maio de 2023, ocorre a eleição dos dirigentes dos 17 campi e da reitoria IFPA. Para votar, basta acessar o Sigeleições ( https://sigeleicao.ifpa.edu.br/sigeleicao/ ) de qualquer computador ou celular, dentro ou fora das unidades do Instituto. O acesso é o mesmo login e a senha utilizados no sistema do IF. Após o acesso, aparecerá a foto e o número de cada candidato. Todos os campi, exceto Vigia, escolherão diretor e reitor. A comunidade acadêmica do Campus Vigia e os servidores da Reitoria votarão apenas para reitor(a).

Exerça seu direito de definir o futuro do IFPA, vote!!

Saiba mais em: https://eleicoes.ifpa.edu.br/publicacoes-eleicao-2023

23/05/2023

Estudantes e servidores do IFPA Campus Tucuruí, façam as suas perguntas aos candidatos ao cargo de Diretor(a) Geral do campus. As perguntas recebidas serão sorteadas e feitas aos candidatos no debate que ocorrerá na próxima quinta-feira (25), às 16h30, no Auditório Central (prédio da Av. Brasília), com transmissão pelo YouTube do IFPA Campus Tucuruí.

Participe!

Acesse o link a seguir para realizar a sua pergunta: Formulário para perguntas da comunidade acadêmica!

22/05/2023

O debate entre os candidatos à Direção Geral do IFPA Campus Tucuruí acontecerá na próxima quinta-feira, dia 25 de maio, às 16h30, no Auditório Central (prédio da Av. Brasília), sendo organizado pela Comissão Eleitoral Local (CEL). O público também poderá acompanhar o evento pelo canal do YouTube do IFPA Campus Tucuruí.

Já o debate entre os candidatos à Reitoria do IFPA ocorrerá no dia 26 de maio, às 14h, na sede da Reitoria do IFPA, sendo organizado pela Comissão Eleitoral Central (CEC) e transmitido pelo canal oficial do IFPA no YouTube.

O objetivo dos debates é permitir que os candidatos apresentem e defendam as suas propostas de gestão para os cargos em disputa, além de discutir temas relevantes, como ensino, pesquisa, inovação, extensão, desenvolvimento institucional, gestão de pessoas e assistência estudantil.

Leia o Regulamento completo, que está disponível no site, para conhecer todas as regras que vão reger os debates.

Mais informações: https://eleicoes.ifpa.edu.br/publicacoes-eleicao-2023.

04/05/2023

Comunicado 1 (data limite para regularização de matrícula no sistema do IFPA: 10/05/23)

Comunicado 2 (contato das comissões eleitorais)