Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFPA Campus Tucuruí realiza parcerias para ofertar oficinas de Braille e Libras

  • Publicado: Quarta, 15 de Março de 2023, 08h29
  • Última atualização em Quarta, 15 de Março de 2023, 08h29
  • Acessos: 350

O IFPA Campus Tucuruí, por meio do Núcleo Integrado de Pesquisas e Projetos de Engenharia (NIPE), realiza parceria com outras instituições para ofertar duas oficinas: uma sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e outra sobre a Leitura em Braille, que serão disponibilizadas gratuitamente no auditório da Defensoria Pública do Pará em Tucuruí (DPPA), nos dias 16 e 17 de março.

As oficinas fazem parte do projeto “Acessibilidade Inteligente da Defensoria Pública em Tucuruí”, que o NIPE (IFPA) desenvolve em parceria com a FABLAB (UFPA), com o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais e Específicas (NAPNE/IFPA), com a Associação de Deficientes Visuais e Amigos do Sudeste do Pará (ADVASP), com a Associação Sociocultural de Surdos de Tucuruí (ASST) e com o Ministério Público do Pará (MPPA).

Assim, na próxima quinta-feira (16), das 14h às 17h30, acontecerá a Oficina sobre Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), conduzida pela intérprete de LIBRAS do NAPNE do IFPA, Aline Cély. A oficina é voltada à comunidade surda e demais interessados. Já na sexta-feira (17), das 14h às 17h30, será a vez da Oficina sobre Leitura em Braille, ministrada por Marcos Moraes, da Associação de Deficientes Visuais e Amigos do Sudeste do Pará (ADVASP), direcionada às pessoas cegas ou com baixa visão e demais interessados.

As inscrições para ambas as oficinas ocorrerão no horário e local dos eventos, sendo disponibilizadas 48 vagas, que serão preenchidas por ordem de chegada, tendo prioridade a comunidade surda e as pessoas cegas e com baixa visão.

Oficina com servidores da Defensoria Pública

Na última sexta-feira (10), foi realizada uma oficina de Libras voltada aos servidores da Defensoria Pública de Tucuruí, ministrada pela intérprete de Libras do NAPNE do IFPA, Aline Cély. A ação ocorreu no prédio da Defensoria Pública e foram abordados assuntos como a Lei de Libras, atendimento à pessoa com surdez, sinais de cumprimentos, boas-vindas aos usuários surdos, sinais específicos do dia a dia da Defensoria Pública e curiosidades sobre a Língua Brasileira de Sinais.

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->