Campus de Tucuruí organiza II Semana Cultural de Incentivo à Leitura

• Publicado: Terça, 18 de Junho de 2019, 17h32
  • Última atualização em Terça, 18 de Junho de 2019, 17h57

A Biblioteca e as professoras de Literatura do IFPA/Campus Tucuruí organizam a II Semana Cultural de Incentivo à Leitura. O evento vai ocorrer nos dias 24, 25 e 26 de junho, a partir das 9h00, no Auditório Central do Campus da Avenida Brasília, e contará com uma programação vasta: apresentações teatrais, musicais, audiovisuais, danças, poesias, palestra e oficinas.

A iniciativa tem como principal objetivo promover o incentivo à leitura por meio de releituras literárias produzidas durante as aulas de Língua Portuguesa e Literatura do Instituto, tendo ainda a Escola Simão Jacinto como instituição convidada a participar da ação.

Além disso, os interessados em participar das oficinas devem se dirigir à Biblioteca do IFPA (localizada no Campus da Avenida Brasília) e realizar a inscrição até quarta-feira (19). São 20 vagas disponíveis para cada oficina, com direito à certificação.

Segundo a organização do evento, "a literatura é uma ferramenta capaz de construir não só mundos imaginados, mas, de igual modo, releituras e representações da vida, dos pensamentos, de perspectivas múltiplas de interpretação da realidade. Por isso, parece ser extremamente salutar que ela possua uma presença constante na vida dos alunos em formação".

(Texto: Maurício Sousa – IFPA/Campus Tucuruí).

Segue a programação abaixo:

Dia: 24 de Junho de 2019 (Manhã)

Abertura do evento: Apresentação da Banda IFPA

Professora: Pâmela Neri

Turma: T207 3MA (AGRIMENSURA):

-Apresentação de Dança: Macunaíma (Mário de Andrade). Discentes: Ellen Costa; Izabela de Souza; Lilia Lima; Matheus de Oliveira; Mirian Silva.

-Rádio novela: Quadrilha (Carlos Drummond de Andrade). Discentes: José Riclê Brito; Lars Drael Oliveira; Eduardo Santos de Souza; Natanael de Medeiros; Maurício Tavares.

Turma: T204 3ML (EDIFICAÇÕES):

-Documentário: Vozes de Tucuruí (Carlos Drummond de Andrade) (5 minutos); Discentes: Paloma Costa; Ellen Medeiros; Noan Costa; Jheniffer de Jesus; João de Araújo; Daniele Cunha.

-Vídeo: Macunaíma Moderno: (Mário de Andrade): Jucelino de Oliveira; Maria Eduarda Souza; Tiago Cruz; Marvin Guedes; Tauã Furtado e Mikael Lemos.

-Apresentação ao vivo: Um olhar sobre as cidades (Manuel Bandeira). Discentes: Izabelly; Ana Gabrielly; Gisele; Catarina; Everton; Glória.

Turma: T210 3TN (ELETROTÉCNICA):

-Vídeo: O presidente Negro – Monteiro Lobato (5 minutos). Discentes: Leandra Santos; Rafael Lira; Gustavo Sanches; Lucas de Souza; Josimar Pompeu; Weverton Assunção.

Turma: T220 3TA (MEIO AMBIENTE):

-Carlos Drummond de Andrade e Noite na Taverna – Álvaro de Azevedo. Discentes: Brena Silva; Kamila Antunes; Laryssa Silva; Wandela da Silva; Karina Furtado; Kethellen Vieira.

Apresentação externa: Túnel da Semana da Arte Moderna de 22: Camila Aragão; Evandro Oliveira; Iandra Silva; Sabrina Araújo.

Extra: Vídeo Stop Motion Canto de Regresso à Pátria - Oswald de Andrade (1 minuto). Discentes: Emilly Souza; Keiliane Barros; Christhof Castro; Danielli de Oliveira; Vitória Campos.

Dia: 25 de Junho de 2019 (manhã)

Palestra: Leitura e escrita no universo literário Prof. Suelen

Professora: Jordane

Peça teatral:

– A metamorfose de Franz Kafka. Tempo estimado: 15 minutos Apresentação em vídeo

– Salomão Laredo e a prosa regionalista. Tempo estimado: 20 minutos

Apresentação em vídeo:

– Luiz Fernando Verissimo. Tempo estimado: 15 minutos

Professora: Lilian

- Teatro: Iracema Tempo estimado: 10 minutos

- Paródia: A guerra dos mascates Tempo estimado: 10 minutos

- Teatro: Ubirajara Tempo estimado: 10 minutos

Dia: 26 de Junho de 2019 (manhã)

Professora: Adriana Moura

Apresentações em Vídeos:

- O noviço. Tempo estimado: 20 minutos

- O cortiço. Tempo estimado: 15 minutos

Peça teatral:

- O lobisomem. Tempo estimado: 05 minutos

- As princesas também soltam pum. Tempo estimado: 05 a 08 minutos

-  Declamação de poesia

Oficinas (tarde)

24 de Junho de 2019

Estratégias argumentativas – Jordane, Adriana e Pamela

25 de Junho de 2019

Estratégias argumentativas – Jordane, Adriana e Pamela

24 a 26 de junho de 2019 Audiovisual - Karlay Costa.