Estudantes de Ciências Biológicas visitam Unidade de Alta Complexidade em Oncologia

• Publicado: Sábado, 04 de Maio de 2019, 15h27
  • Última atualização em Sábado, 04 de Maio de 2019, 15h32

Nos dias 25 e 26 de abril, alunos do curso de Ciências Biológicas do IFPA/Campus de Tucuruí visitaram a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) Dr. Vitor Moutinho, que realizou o convite desta ação ao Instituto. O objetivo foi fomentar o conhecimento acadêmico e prestar informações acerca dos serviços ofertados na área da Oncologia na região de Tucuruí.

Segundo a enfermeira do Instituto, Taynara Cunha (que acompanhou os alunos na visita, juntamente com as professoras Aline Costa e Cristina Rocha), essa parceria entre as instituições é uma boa oportunidade para os estudantes correlacionarem as temáticas das Ciências Biológicas e Ciências da Saúde no âmbito da Biologia Celular, Molecular e Genética, demonstrando a aplicabilidade de conceitos teóricos em uma vivência prática que a Oncologia abrange.

Considerando a visita esclarecedora, a aluna Vanda da Silva comenta que a iniciativa agregou conhecimento em sua formação, pois “agora sabemos como funciona o tratamento de oncologia na nossa região e tivemos noção da complexidade dos tratamentos com Radioterapia, Quimioterapia e Hormonioterapia”.

Para a estudante Clarice de Souza, além de poderem utilizar o conhecimento adquirido em sala de aula, os alunos saíram “ainda mais enriquecidos de humanidade, porque, querendo ou não, nos faz refletir sobre diversas questões não só voltadas para o âmbito profissional, mas [também] como pessoa”.

Sobre a Unacon

A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Dr. Vitor Moutinho (Unacon) oferece serviços de prevenção e tratamento do câncer, abrangendo as regiões paraenses do Lago, Carajás e Araguaia.

Administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com o Governo do Estado, a Unacon de Tucuruí, além do serviço de Quimioterapia que oferece desde a sua fundação, agora contará também com a Radioterapia.

A unidade está localizada na Avenida dos Amazônidas, s/n, na Vila Permanente. Contato: (94) 3778-4928/4599.

Texto: Maurício Sousa - IFPA/Campus de Tucuruí.