Campus Tucuruí forma 15 novos tecnólogos em Saneamento Ambiental

• Publicado: Quinta, 28 de Março de 2019, 19h18
  • Última atualização em Quinta, 28 de Março de 2019, 19h22

Na noite da última quarta-feira (27), o Campus Tucuruí do IFPA concedeu o grau de tecnólogo aos alunos da Turma T301TE do curso superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental. O evento aconteceu no Auditório Central do Campus da Avenida Brasília, contando com servidores do Instituto, formandos e seus amigos e familiares. Ao todo, 15 novos profissionais estão aptos a desenvolver as suas atividades no mercado de trabalho.

Sobre o curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental

O curso  foi estruturado em seis semestres, com os componentes curriculares no regime semestral, perfazendo 3 anos, com 100% da carga horária na modalidade presencial, totalizando 2395 horas, de acordo com o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, aprovado pela Portaria Nº - 413, de 11 de maio de 2016.

O que faz um tecnólogo em Saneamento Ambiental?

Esse profissional poderá atuar nas empresas públicas, privadas e terceiro setor, nas atividades de projeto, ensino e pesquisa relacionadas ao saneamento, à saúde ambiental e ao meio ambiente, tais como: sistema de abastecimento de água, sistema de esgotamento sanitário, sistema de drenagem urbana, manejo de resíduos sólidos, processos de licenciamento ambiental, vigilância sanitária e ambiental, controle e monitoramento ambiental; podendo: gerenciar, supervisionar e avaliar a instalação e operação de sistemas de abastecimento de água, de coleta e tratamento de efluentes domésticos, industriais e agrícolas;  monitorar e avaliar sistemas de drenagem urbana e rural; planejar, elaborar e implantar campanhas de educação sanitária e ambiental; e vistoriar, realizar perícia, avaliar, elaborar laudo e parecer técnico em sua área de formação.

O graduado em Tecnologia em Saneamento Ambiental só poderá exercer legalmente sua profissão após o registro no CONFEA/CREA, órgãos responsáveis pelos registros e fiscalização do exercício profissional da Engenharia e Agronomia

(Fonte: Projeto Pedagógico do Curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental 2017. Confira AQUI).

Veja as fotos na nossa página do Facebook: https://www.facebook.com/ifpa.tucurui/.

Texto: Maurício Sousa - IFPA/Campus de Tucuruí.