Núcleo Integrador de Projetos de Engenharia apresenta atividades desenvolvidas e entrega certificados a alunos

• Publicado: Quarta, 20 de Março de 2019, 19h34
  • Última atualização em Quinta, 21 de Março de 2019, 11h30

Na manhã desta quarta-feira (20), o IFPA/Campus de Tucuruí realizou o Painel do NIPE (Núcleo Integrador de Projetos de Engenharia), em uma programação que contou com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo e a entrega de certificados aos alunos que participam dos projetos, sendo 240 horas para estudantes dos cursos técnicos do IFPA e 384 horas para graduandos da UFPA.

Na mesa do evento estiveram presentes o diretor geral do IFPA/Campus de Tucuruí, Anderson Barbosa; o coordenador de Ensino, Luís Antônio; o coordenador do curso técnico em Agrimensura e autor do NIPE, Midson Cardoso; o professor Terlys Silva e o técnico administrativo Lennon Valle; além dos convidados Flávio Araújo, gerente da Viação Tucuruí, e do professor do curso Diferencial, Madson Douglas, que apoiam o Núcleo. Durante as falas dos participantes da mesa, foram destacadas a atuação do NIPE como agente oportunizador de estágios e a contribuição que as atividades realizadas pelo Núcleo proporcionam à sociedade por meio de projetos de engenharia.

Nas apresentações foram mencionados os seguintes projetos: Ipirá, refeitório industrial do Campus Tucuruí, garagem para veículos institucionais, reforma completa do bloco 3 do Campus, projeto Cultiva IFPA, mapeamento do bairro Vila Tocantins, maquete virtual do Campus em 3D, monitoramento ambiental por satélite (mapeando os focos de queimada no município de Tucuruí) e etc.

Segundo a aluna Nicolle Gama, do curso técnico em Edificações, a oportunidade em estagiar no NIPE proporcionou o aperfeiçoamento de suas habilidades profissionais, contribuindo para se sentir mais segura em atuar no mercado de trabalho. Já para a aluna de Engenharia Mecânica da UFPA, Natália do Nascimento, o estágio apresentou um desafio a ela na área de desenvolvimento de projetos de climatização e isso a incentivou a buscar mais conhecimento, inclusive criando afinidade com a área de atuação, sendo essa a direção profissional a qual ela pretende seguir a partir de agora.

Texto: Maurício Sousa - IFPA/Campus de Tucuruí.