IFPA Campus Tucuruí leva diversas atrações para FEPROTUC 2022

• Publicado: Terça, 24 de Mai de 2022, 11h29
  • Última atualização em Terça, 24 de Mai de 2022, 12h18

Na última sexta-feira (20), o IFPA Campus Tucuruí participou da III Feira das Profissões de Tucuruí (Feprotuc 2022), que aconteceu no Ginásio Poliesportivo Ismaelino Pontes, das 9h às 20h. O evento foi realizado pelas instituições IFPA, UEPA e UFPA, com o objetivo de apresentar os seus cursos superiores à comunidade de Tucuruí e região. O Instituto levou para a exposição algumas atrações e informações sobre os cursos de Ciências Biológicas, Ciências da Computação, Engenharia de Pesca e Engenharia Sanitária e Ambiental, que foram representados pelos seus alunos e servidores.

De acordo com o chefe do Departamento de Ensino e Políticas Educacionais, Rondinelli Oliveira, o IFPA Campus Tucuruí é uma instituição pública de ensino que possui ótimas opções de cursos e, por isso, participar de eventos como esse auxilia os estudantes do Ensino Médio na escolha de qual carreira seguir. “Temos excelentes professores e projetos maravilhosos, então viemos mostrar um pouco do que temos no nosso campus. Isso faz com que o aluno tenha um pouco mais de certeza sobre a profissão que quer seguir, evitando também até futuras evasões do curso”, explica.

Entre as suas atrações apresentadas na feira, o curso de Ciências da Computação levou robôs que são guiados por comandos de um aplicativo. Empolgada com o curso, a estudante Amanda Carneiro explica que a área das Ciências da Computação proporciona diversas oportunidades no mercado de trabalho por ser atual e apresentar constantes demandas por mais profissionais. Além disso, ela comenta que a sua vivência no curso tem sido gratificante, pois tem recebido estímulo da instituição para participar de congressos, oficinas e projetos que ampliam o seu crescimento acadêmico. “Tem sido uma excelente experiência, um aprendizado, porque eu gostava da área, mas não conhecia todas as possibilidades que eu poderia ter com ela”, afirma.

Já o curso de Ciências Biológicas realizou testes de tipagem sanguínea nos visitantes da feira e provocou uma grande fila de interessados. “A gente pensou em trazer a tipagem sanguínea justamente pela importância que é a pessoa saber qual é o seu tipo sanguíneo, porque para doar sangue é necessário saber o tipo sanguíneo; se a pessoa, de repente, sofrer um acidente e precisar receber um sangue, fica muito difícil até descobrirem o tipo sanguíneo para poder ajudar aquela vítima e acaba sendo até mesmo fatal se a pessoa não souber. Então, a partir do momento que a pessoa já sabe o tipo sanguíneo dela, acelera muito o processo para ajudá-la. E o teste que trouxemos é de 5 minutos”, conta a aluna Ana Beatriz.

O estudante Luan Franco diz que o curso de Engenharia Sanitária e Ambiental apostou na Estação de Tratamento de Água (ETA) e Estação de Tratamento de Esgoto para expor na Feira de Profissões. Ele esclarece que são protótipos que simulam os processos de tratamento em todas as suas etapas. Na ETA, por exemplo, Luan explica que entre os processos que a água passa estão a adição de produtos químicos, a floculação, a decantação, a filtração e a desinfecção, “que é quando já temos uma água clarificada e são retirados todos os agentes patogênicos dos micro-organismos que possam ser prejudiciais para a nossa saúde. A água sai dentro dos padrões necessários para o uso requerido”, afirma.

A criação de peixes ornamentais foi um dos projetos que o curso de Engenharia de Pesca levou para a Feprotuc 2022. “É um projeto muito bom, porque você pode criar tanto em casa quanto para vender”, argumenta a estudante Isabella Fernandes, explicando que as espécies apropriadas para essa modalidade de cultivo são peixes menores, sendo necessário tornar o ambiente do aquário o mais natural possível e observar aspectos como a alimentação dos animais, a temperatura da água e a sua oxigenação e o pH, além de entender as peculiaridades das espécies que pretende cultivar. “Alguns peixes não podem ser colocados no mesmo ambiente que outros, pois há espécies que são mais agressivas, que não convivem bem”, conclui.

Mais fotos podem ser conferidas nos canais: https://www.facebook.com/ifpa.tucurui e https://www.instagram.com/ifpatucuruioficial