Alunos e servidores aderem à campanha “Vá de Lenço”

• Publicado: Terça, 05 de Fevereiro de 2019, 14h08
  • Última atualização em Terça, 05 de Fevereiro de 2019, 15h24

Servidores e alunos do IFPA/Campus de Tucuruí aderiram à campanha “Vá de Lenço” nessa segunda-feira, 04 de fevereiro, em alusão ao “Dia Mundial do Combate ao Câncer”. A campanha é de iniciativa da ABRALE (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia) e tem o objetivo de conscientizar a população sobre como combater o câncer, além de homenagear a todos que estão lutando contra a doença ou que já a venceram. Assim, as pessoas que se solidarizam com a causa podem manifestar o seu apoio postando uma foto usando um lenço e marcando #VádeLenço nas redes sociais.

Segundo a ABRALE, atualmente as doenças oncológicas são responsáveis por 8,3 milhões de mortes no mundo, sendo a segunda causa de óbitos no Brasil. Porém, alguns cuidados podem ser tomados para combater o câncer: não fumar, diminuir o consumo de álcool, manter a alimentação saudável, praticar atividades físicas, evitar exposição excessiva ao Sol e a agentes químicos nocivos.

De acordo com a professora Adriana Albuquerque, o envolvimento dos alunos na campanha #VádeLenço ocorreu por meio da disciplina de Educação Ambiental, pois os temas ligados à saúde são abordados durante as aulas e os estudantes são sensibilizados a apoiar e aderir a campanhas como essa. Além dos alunos, alguns servidores também participam da ação e estão trabalhando usando o lenço.

Vale destacar  ainda que outras iniciativas em relação à saúde estão sendo planejadas pela Comissão de Gestão Ambiental e Saúde Coletiva, envolvendo diretamente os estudantes, e pelo projeto de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida do Campus Tucuruí, com ações voltadas aos servidores.

Texto: Maurício Sousa - IFPA/Campus de Tucuruí.