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IFPA Campus Tucuruí inaugura laboratório de prototipagem IFMaker

  • Publicado: Segunda, 18 de Abril de 2022, 11h09
  • Última atualização em Segunda, 18 de Abril de 2022, 11h09
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Na última quarta-feira (13), o IFPA Campus Tucuruí realizou a inauguração do seu mais novo laboratório, o IFMaker Janderson Tomé dos Santos Souza. O evento aconteceu no Auditório EaD, às 17h, e estiveram presentes servidores, alunos e outros convidados. A cerimônia fez parte da programação que ocorreu nos dias 12 e 13 de abril no campus, a qual contou com a presença da pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Ana Paula Palheta.

O laboratório IFMaker é um espaço com iniciativas fundamentadas na “cultura maker”, a qual valoriza a ideia de “colocar a mão na massa”, incentivando soluções criativas para problemas do dia a dia em um ambiente que favoreça o compartilhamento de informações entre as pessoas. Dentro desse contexto é possível trabalhar o processo de ensino-aprendizagem a partir da perspectiva do “aprender fazendo”, estimulando um método de ensino voltado para a prática e a participação ativa do aluno.

A conquista é resultado de uma chamada interna do IFPA, em 2020, que selecionou os melhores projetos da instituição para submetê-los ao Edital 35/2020 da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), cujo o objetivo seria a construção de laboratórios de prototipagem adequados ao ensino maker. Intitulado “Laboratório IFMaker: Tecnologia Social na Amazônia”, o projeto do Campus Tucuruí disputou com outros 10 campi do Instituto, alcançando a 3ª colocação. Com esse desempenho, a proposta foi selecionada juntamente com as ideias dos campi Castanhal e Conceição do Araguaia.

O coordenador do Laboratório IFMAker, o professor Leandro de Sá, esclarece que a elaboração do projeto contou com ampla participação de professores e técnicos administrativos do campus, tendo como proponente o professor Janilson Souza, que junto com o professor João Elias escreveu o texto, organizando as ideias que vieram da comunidade acadêmica. Ele explica que o empreendimento “irá alavancar o ensino, pesquisa e extensão, proporcionando aos alunos um espaço em que eles vivenciarão o aprender fazendo, com projetos e atividades práticas, com possibilidade de registros de propriedade intelectual, como patentes, e registros de software”.

O laboratório IFMaker permitirá a participação de alunos dos cursos técnicos de nível médio, de graduação e de pós-graduação, informa o professor João Elias, acrescentando ainda que “as atividades desenvolvidas nesse espaço incorporam diversos campos da Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática (Science, Technology, Engineering, Art and Mathematics – STEAM, sigla em inglês), incentivando o empreendedorismo com responsabilidade ambiental e social. Para isso, serão utilizadas ferramentas e técnicas de marcenaria, fabricação digital, eletrônica, mecânica, robótica e outras tecnologias implementadas no laboratório”.

Para o diretor geral Anderson Barbosa, o novo laboratório, além de trabalhar com a interdisciplinaridade no ensino, também fortalecerá a ciência e a tecnologia, que estão entre os pilares da instituição. “Os professores juntamente com os alunos poderão debater dentro daquele ambiente de desenvolvimento de ideias os projetos que poderão atender às demandas da comunidade, do campus, ou através de uma pesquisa. Então esse ambiente de desenvolvimento de projetos vai ter todas as ferramentas para os alunos e professores desenvolverem os seus projetos e até mesmo concretizar, de fato, um protótipo de um equipamento, de uma ferramenta que poderá, quem sabe, até se tornar uma inovação tecnológica”.

Segundo a pró-reitora Ana Paula, o laboratório IFMaker contribui para uma visão institucional voltada para a modernização e o acompanhamento de demandas que são mais pautadas no dia a dia, promovendo tecnologias e inovações que sejam soluções para os problemas que temos hoje na sociedade. “Então o IFMaker chega ao campus para dar condições dessa proximidade com a sociedade que a gente dialoga, com o nosso entorno no qual o campus está implementado”, enfatiza.

Encantada com a novidade, a estudante Maria Eduarda da Silva conta que o Laboratório IFMaker “veio dar um up em nossas aulas e projetos”, sendo “uma grande conquista para os professores, mas, principalmente, para os alunos”. Já o estudante Tafarel Caldas diz ter gostado da estrutura e organização do espaço. “Estou ansioso em poder contribuir também e pôr em prática o ‘aprender fazendo’”, finaliza.

Sobre o homenageado

O momento da cerimônia de inauguração do Laboratório IFMaker contou com a homenagem ao servidor Janderson Tomé dos Santos Souza, falecido em abril de 2021, vítima de complicações decorrentes da Covid-19. Janderson foi estudante no Campus Tucuruí, concluindo em 2009 o curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Em 2016, ele retornou ao campus como servidor, ocupando a função de Técnico em Tecnologia da Informação e, em 2020, mudou-se para a cidade de Parauapebas (PA) para assumir o cargo de professor de Informática, também no IFPA.

Por sua trajetória pela instituição e suas contribuições, o IFPA Campus Tucuruí concedeu o nome dele ao Laboratório IFMaker. A família de Janderson Souza, que esteve presente na cerimônia, conta que o sentimento em relação à homenagem é de gratidão. “Com muito orgulho recebemos essa homenagem em nome dele”, diz José Tomé, o pai. “Recebemos (...) com muita alegria, apesar do coração estar triste, mas por ele ser reconhecido pelo profissional que ele foi e pela responsabilidade, amor e dedicação que ele tinha em tudo que fazia”, comenta a mãe Vagna Souza.

Programação dos dias 12 e 13 de abril

A inauguração do Laboratório IFMaker fez parte de uma programação que ocorreu nos dias 12 e 13 de abril, no prédio da Avenida Brasília do IFPA Campus Tucuruí. Nesses dias, o campus recebeu a visita da pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Ana Paula Palheta, que realizou reunião com os grupos de pesquisa, coordenadores de cursos de pós-graduação, palestras para os estudantes com temática “Iniciação científica e tecnológica para a formação cidadã” e visita ao Núcleo Integrado de Pesquisas e Projetos de Engenharia (NIPE).

De acordo com a pró-reitora, o objetivo da programação foi mostrar a importância de manter as atividades de pesquisa, pós-graduação, inovação, editoração e qualificação de servidores. “A programação extensa desde ontem, com várias reuniões com diferentes públicos, sobretudo para mostrar que as nossas atividades permanecem fortalecidas e que a gente tem a oportunidade, a partir de 2022, de desenvolver essas pesquisas, esses projetos todos, com o intuito de permitir aos nossos discentes de diferentes níveis e também aos nossos servidores essa participação e a consolidação da nossa instituição como uma instituição de referência na pesquisa”, conclui.

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