Curso de Agrimensura do Campus Tucuruí realiza estudos topográficos no Campus de Altamira

• Publicado: Sexta, 01 de Fevereiro de 2019, 22h11
  • Última atualização em Sexta, 01 de Fevereiro de 2019, 22h11

O curso de Agrimensura do Campus Tucuruí do IFPA realizou no final de dezembro de 2018 um levantamento planialtimétrico da área do Campus de Altamira, com o objetivo de subsidiar a elaboração de projetos que melhorem a infraestrutura da instituição naquela cidade.
Organizada pelo Diretor Geral do IFPA Tucuruí, o professor Anderson Barbosa, e pela Coordenação de Agrimensura, sob a responsabilidade do professor Eng. Civil Midson Cardoso, a ação contou com a presença em Altamira dos professores do curso, Daniel Chaves (Eng. Agrimensor & Cartógrafo) e Fernando Firmino (Eng. Agrônomo), além de Jozicley da Silva, aluno do segundo ano de Agrimensura em Tucuruí.
Durante os trabalhos, os professores utilizaram as novas ferramentas tecnológicas adquiridas pelo curso, como o Drone Phantom IV Pró para levantamento aerofotogramétrico e o GPS Geodésico RTK (Real-time Kinematic), de altíssima precisão em centímetros nas informações obtidas via satélite. O estudo busca representar graficamente as características da área do Campus de Altamira, incluindo relevo, curvas de níveis, áreas e metragens, cujas informações já foram processadas e entregues à Direção Geral do IFPA Tucuruí para que sejam repassadas ao Campus de Altamira, que contribui com a logística de deslocamento dos profissionais até o local para realização dos serviços.

Para o diretor Anderson Barbosa, trata-se da oportunidade de demonstrar a importância da logística do curso não apenas para o Campus Tucuruí, mas também para os colegas de outros campi. O coordenador do curso, professor Midson, complementa que todas as medidas que promovam a interação entre alunos e professores, disseminando a utilização de tecnologias aplicadas ao curso, devem ser apoiadas.