IFPA promove Seminário do Programa de Residência Pedagógica para estudantes de licenciatura

• Publicado: Quarta, 23 de Janeiro de 2019, 11h33
  • Última atualização em Quarta, 23 de Janeiro de 2019, 11h33

Na próxima sexta-feira (25), acontece o I Seminário do Programa de Residência Pedagógica (PRP) do IFPA/Campus de Tucuruí, no Campus da Porto Colômbia, a partir das 08h. Com o objetivo de divulgar as atividades desenvolvidas durante a etapa de ambientação do PRP para a comunidade acadêmica, o evento é voltado para alunos de cursos de licenciatura de Tucuruí e região que buscam o aperfeiçoamento da prática docente.

O evento contará com palestras e seminários, tendo o participante o direito a certificado de 08 horas. Além isso, não há taxa de inscrição, precisando apenas o interessado se identificar no credenciamento.

O que é o Programa de Residência Pedagógica?

O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem o objetivo de induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Confira a programação abaixo!

08h00 - Abertura/Credenciamento.

Composição da mesa: Diretor Geral – IFPA – Campus Tucuruí, Diretor de Ensino – IFPA – Campus Tucuruí, Coordenador de Ensino – IFPA – Campus Tucuruí, Coordenador do Residência Pedagógica – IFPA – Campus Tucuruí e Diretor ou Representante da Escola Papa Paulo VI de Novo Repartimento.

08h30 às 09h00 - Palestra 1: Plano de Desenvolvimento Institucional e do IFPA - Campus Tucuruí (PDI/PDC)

Palestrante: Waldik Silva - Coordenador de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação Institucional do IFPA – Campus Tucuruí

09h00 às 09h20 - Seminário 1: Análise Crítica do PDI e PDC.

Responsáveis: Residentes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPA Campus Tucuruí -  turma T85-6NF.

09h20 às 09h50 - Palestra 2: Projeto depressão na adolescência - E.E.E.M Papa Paulo VI.

Palestrante: prof. André Almeida e Jocivane Pedrosa – Escola Papa Paulo VI.

09h50 às 10h10 - Seminário 2: Infraestrutura pedagógica geral e o para o ensino da Biologia do IFPA-Tucuruí.

10h10 às 10h30 - Intervalo

10h30 às 10h50 - Seminário 3: Infraestrutura pedagógica geral e para o ensino da Biologia da E.E.E.M Papa Paulo VI.

10h50 às 11h20 - Palestra 3: Normativa para elaboração de PPC no IFPA.

Palestrante: prof. MSc. Agnaldo Mezzomo – IFPA Campus Tucuruí

Tarde

14h30 às 14h50 - Seminário 4: Análise do PPC (Projetos Pedagógicos de Cursos) de Agrimensura e Edificações.

14h50 às 15h10 - Seminário 5: Análise do PPC (Projetos Pedagógicos de Cursos) de Eletrotécnica e Manutenção.

15h10 às 15h40 Palestra 4:  O livro didático.

Palestrante: Profa. Dra. Maria da Conceição Bugarim.

15h40 às 16h00 - Intervalo

16h00 às 16h20 Seminário 6: Análise dos livros didáticos utilizados no IFPA-Tucuruí.

16h20 às 16h40 - Seminário 7: Análise dos livros didáticos utilizados na escola E.E.E.M Papa Paulo VI.

16h40 às 17h00 - Seminário 8: Atividades dos residentes durante o período de ambientação no IFPA – Campus Tucuruí.

17h00 às 17h20 - Seminário 9: Atividades dos residentes durante o período de ambientação na E.E.E.M Papa Paulo VI.

17h20 – Encerramento.

Texto: Maurício Sousa - IFPA/Campus de Tucuruí.