IFPA Campus Tucuruí recebe R$ 4,6 milhões para implantação do Núcleo de Desenvolvimento de Aquicultura

• Publicado: Sexta, 25 de Fevereiro de 2022, 20h46
  • Última atualização em Sexta, 25 de Fevereiro de 2022, 22h30

O Núcleo de Desenvolvimento de Aquicultura (NDA) do IFPA Campus Tucuruí se tornará realidade em breve. No último dia 18, a Instituição foi comunicada pelo Gabinete do Senador Zequinha Marinho que foram destinados R$ 4,6 milhões para o campus, conforme prometido pelo senador na reunião que aconteceu no dia 5 de novembro, no Núcleo Integrado de Pesquisas e Projetos de Engenharia (NIPE).

Na ocasião, o senador Zequinha Marinho havia comentado sobre a importância transformadora do NDA para os municípios da Região do Lago de Tucuruí. “Eu, que estou aqui tratando do empreendedorismo, não poderia fugir desse momento e desse desafio em transformar a realidade local. Faço aqui um pacto para a gente caminhar juntos e ajudar o polo de Tucuruí de uma maneira muito diferenciada, trazendo renda, desenvolvimento e empregos para a população da região”, ressaltou.

O Núcleo de Desenvolvimento de Aquicultura (NDA), idealizado pelos professores Luciano Queiroz e Arimilton Andrade, prevê a construção de salas de aula, laboratórios, galpão de ração e tanques para alevinagem, com o propósito de promover a formação de ponta de profissionais para atuarem nessa área, além do desenvolvimento de tecnologias e pesquisas científicas.

De acordo com o professor Luciano Queiroz, “de imediato, o NDA irá impactar de forma bastante positiva na qualidade do ensino dos nossos alunos, não só dos cursos da área de Aquicultura, mas também nos demais cursos da área ambiental e biológica”, explica, destacando que o IFPA Campus Tucuruí se tornará referência na área de Aquicultura, atraindo mais parcerias públicas e privadas. A mesma opinião é compartilhada pelo diretor de Ensino, Agnaldo Mezzomo, que acrescenta: “Este projeto, através das atividades de ensino, pesquisa e extensão do Campus, contribuirá no desenvolvimento da Aquicultura em nossa região e estimulará a criação de peixes, gerando emprego e renda para a população de Tucuruí e região”.

O projeto do NDA contou também com o apoio do NIPE, que além de desempenhar uma importante articulação política para obtenção dos recursos, também contribuiu na elaboração dos projetos de engenharia. “Essa aquisição fecha um ciclo proposto pelo NIPE ainda na sua criação: oportunizar estágios aos alunos, transformar esses estágios em projetos e, de posse desses, alcançar recursos para a sua execução, considerando que todos os projetos de engenharia do NDA foram desenvolvidos pelos estagiários do NIPE, orientados por nossos professores”, afirma o professor Midson Cardoso, fundador e coordenador do NIPE.

Já em relação à execução do projeto, o diretor de Administração, Leonardo Mezzomo, informa que “as providências para a instrução do processo administrativo para o uso do recurso já estão em andamento e a contratação da empresa para a execução das obras está prevista para ocorrer até o segundo semestre deste ano”.

Por fim, o diretor geral do IFPA Campus Tucuruí, Anderson Barbosa, agradece, em nome da instituição, ao senador Zequinha Marinho, “que acreditou na proposta do projeto do Núcleo de Desenvolvimento em Aquicultura e confirmou a destinação de recursos de Emenda de Bancada Impositiva no valor de R$ 4,6 milhões”, reforçando ainda que o projeto contou com o apoio e colaboração dos professores integrantes do NIPE, da Coordenação de Aquicultura, da Direção de Ensino, Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão (DEPEX), da Direção de Administração e Planejamento (DAP) e outros.