Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFPA Campus Tucuruí oferta curso de Engenharia de Pesca em Breu Branco por meio do Programa Forma Pará

  • Publicado: Sexta, 12 de Novembro de 2021, 14h54
  • Última atualização em Sexta, 12 de Novembro de 2021, 15h49
  • Acessos: 1293

O IFPA Campus Tucuruí participou de audiência pública na Câmara Municipal de Breu Branco (PA) para apresentar o mais novo curso da instituição, Engenharia de Pesca, que será ofertado naquele município em 2022 por meio do Programa Forma Pará. O evento ocorreu no dia 26 de outubro.

Estiveram presentes no evento o diretor geral do Campus Tucuruí, Anderson Barbosa; a professora do Instituto, Fernanda Atanaena; o titular da Sectet, Carlos Maneschy, e a adjunta da Sectet, Edilza Fontes; o prefeito de Breu Branco, Flávio Mezzomo; o diretor-presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), Marcel Botelho, além de vereadores locais e público em geral.

O Forma Pará é um programa estadual, coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), o qual estabelece parcerias com instituições públicas de ensino, prefeituras e organizações sociais, tendo o objetivo de disponibilizar cursos de ensino superior a pessoas que moram em municípios onde há carência de oferta desse tipo de qualificação.

A professora Fernanda Atanaena, em sua apresentação sobre o curso, falou sobre a formação de um bacharel em Engenharia de Pesca, as habilidades que serão trabalhadas no curso e a atuação no mercado de trabalho a partir de uma mentalidade voltada ao uso consciente e sustentável dos recursos naturais. De acordo com a professora, o curso foi pensado levando em consideração as demandas dos arranjos produtivos locais da Região do Lago de Tucuruí, “que possui uma exuberante disponibilidade aquícola mediante o represamento do segundo maior rio totalmente brasileiro, o Tocantins”.

Com carga horária de 4.225 horas, duração de 5 anos e aulas presenciais no período diurno, o objetivo do curso é capacitar profissionais para atuação, principalmente, em quatro setores da área: captura, aquicultura, ecologia aquática e beneficiamento. A previsão é que o edital do processo seletivo saia ainda neste ano e que o curso seja ofertado em 2022. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->