Projeto de ensino sobre coeficiente de viscosidade entrega certificados

• Publicado: Quinta, 29 de Março de 2018, 13h41
  • Última atualização em Quinta, 29 de Março de 2018, 13h41

Na manhã desta quinta-feira (29), o projeto de ensino "Determinação do Coeficiente de Viscosidade Através da Equação de Navier-Stokes” entregou 24 certificados aos participantes. O evento aconteceu no Auditório EAD (Bloco 2) do Campus da Avenida Brasília e contou com a participação do diretor geral, Anderson Barbosa; do diretor de Ensino, Agnaldo Mezzomo; dos professores Elton Carlos, Helder Camargo e Davi Henrique; e dos estudantes envolvidos.

Na ocasião, o professor Elton Carlos fez uma breve apresentação sobre o projeto, explicando os objetivos e resultados alcançados. De acordo com ele, há a expectativa de que projetos de iniciação científica e artigos sejam produzidos como consequência da iniciativa. Em seguida, abriu-se espaço para a equipe de professores e alunos participantes falar sobre a experiência e conhecimento adquiridos durante o desenvolvimento do projeto. Por fim, houve a entrega de certificados e um coffee break servido ao público.

Sobre o tema

Segundo o professor Elton Carlos, “o projeto se trata de um sistema de vazão lateral. O objetivo final é calcular a viscosidade do líquido através desse sistema”. O conceito de viscosidade pode ser entendido como a resistência de um material em fluir. A água, por exemplo, tem baixa viscosidade, pois o seu movimento flui com facilidade. Já o mel tem uma viscosidade maior, porque as suas moléculas sofrem mais atrito no movimento e, por isso, o deslocamento flui com mais dificuldade. Com a compreensão desse princípio, o projeto ensinará a calcular o fenômeno nesse sistema de vazão, envolvendo os estudantes em palestras, aulas práticas e computacionais.