Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Inclusão Digital: IFPA abre seleção de 4313 estudantes para receber auxílio

  • Publicado: Quinta, 29 de Julho de 2021, 12h09
  • Última atualização em Domingo, 19 de Dezembro de 2021, 23h15
  • Acessos: 3501

Com o objetivo de ofertar acesso à internet e suporte às atividades acadêmicas de ensino remoto, o Instituto Federal do Pará (IFPA) divulga, nesta quarta-feira (28), o Edital Nº 13/2021 de Seleção de Estudantes para Concessão de Auxílio de Inclusão Digital para a aquisição de chip de celular e/ou pacote de dados para acesso à internet. Por este edital, serão contemplados os alunos dos 18 campi, distribuindo 4313 auxílios.

O período de inscrições é de 28 de julho a 15 de agosto. Para participar, os estudantes devem estar regularmente matriculados em cursos presenciais técnicos ou de graduação ofertados pelo IFPA, desenvolvendo atividades acadêmicas de ensino em formato remoto ou híbrido e ter renda familiar bruta per capita mensal de até um salário mínimo e meio.

O Auxílio de Inclusão Digital pode ser acumulado com outras modalidades de auxílio, bolsas ou programas de ensino, pesquisa e extensão recebidos durante o ano letivo de 2021. Mais de uma pessoa da mesma família pode ser contemplada.

A seleção será feita a partir da análise da situação socioeconômica informada pelo estudante no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e entrevista. A primeira etapa ocorrerá de 16 a 27 de agosto. As entrevistas serão realizadas nos dias 30 e 31 de agosto.

O resultado preliminar, aquele que cabe recurso, está previsto para ser publicado no dia 1º de setembro. O prazo para interposição de recurso é de um dia após a publicação. A apresentação dos dados bancários pelos selecionados deve ocorrer no dia 15 de setembro.

O auxílio será concedido em parcelas e todos os estudantes selecionados deverão assinar o Termo de Compromisso até 10 dias após a publicação do resultado final para não perder o direito. Menores de 18 anos, cabem a seus pais ou representantes legais assinarem o termo juntamente com o aluno.

Passo a passo para inscrição

São três etapas para se inscrever neste edital Nº 13/2021: estar cadastrado ou aderir ao Cadastro Único pelo Sigaa, solicitar o auxílio no Sigaa e enviar a documentação.

Quem ainda não faz parte do Cadastro Único precisa, antes do passo anterior, acessar o Sigaa em www.sigaa.ifpa.edu.br  e clicar em “Entrar no Sistema” utilizando sua matrícula. Em “Portal do Discente”, acessar o menu “Auxílios” e depois “Aderir ao Cadastro Único”, este é um questionário socioeconômico. Ao final, basta clicar em “Confirmar Inscrição”.

Quem já aderiu ao Cadastro Único, basta solicitar o auxílio em “Portal do Discente”, no menu “Auxílios” clicar em “Solicitação de Auxílios” e depois “Solicitar Novo Auxílio”. Selecionar o auxílio que deseja requerer, ler as informações e marcar a opção “Eu li e compreendi as instruções e prazos informados acima”. Ir em continuar, verificar se todos os dados estão corretos e preencher as informações requeridas. Clicar em “Cadastrar”.

A última etapa para se inscrever na seleção de estudantes ao Auxílio Digital é anexar os comprovantes conforme orienta o edital. No “Portal do Discente”, em “Auxílios”, clique em “Solicitação de Auxílios” e em “Anexar Comprovantes”. Clique em “Escolher Arquivo” e selecione os comprovantes a serem enviados e clique em “Enviar”. Os documentos precisam estar em formato PDF, PNG e JPG.

Todos os documentos a serem preenchidos estão disponíveis dentro do edital nos anexos. Caso o estudante tenha dúvidas, poderá enviar um e-mail ao Setor de Assistência Estudantil e Ações Inclusivas (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

Saiba mais, leia atentamente o edital:  EDITAL.

20.12.2021

AVISO: REPAGAMENTO DE AUXÍLIO

Confira o comunicado AQUI!

10.12.2021

AVISO: REPAGAMENTO DE AUXÍLIO

Confira o comunicado AQUI!

26.11.2021

AVISO: PAGAMENTO DE AUXÍLIO

O Setor de Assistência Estudantil informa que a parcela do Auxílio Inclusão Digital, referente ao mês de dezembro, já está disponível para o saque.

Os alunos que recebem o benefício via CPF devem realizar o saque até o dia 30/11, evitando a devolução do auxílio.

05.11.2021

AVISO: PAGAMENTO DE AUXÍLIO


O Setor de Assistência Estudantil e Ações Inclusivas informa que foi efetuado nessa quinta-feira (04/11) o pagamento do auxílio Inclusão Digital.
O Setor esclarece ainda para os alunos que recebem via CPF e aos que têm conta no Banco do Brasil que o benefício está disponível para o saque a partir desta sexta-feira (05/11). Já para quem recebe nos demais bancos, o benefício estará disponível para o saque a partir de segunda-feira (08/11).
Além disso, solicita-se aos que recebem via CPF que saquem seu benefício em até 5 dias úteis para evitar a devolução do mesmo.

20.09.2021

Edital 13/2021 - Resultado final retificado - Selecionados

Edital 13/2021 - Resultado final retificado - Desclassificados

08.09.2021

COMUNICADO

Considerando que não houve interposição de recursos sobre o resultado preliminar, segue abaixo o RESULTADO FINAL do Edital 13/2021 - Auxilio Inclusão Digital. Informamos aos alunos selecionados no resultado final que, se não enviarem o Termo de Compromisso, serão desclassificados conforme prevê o Edital no item 2.10. Todos (as) os (as) estudantes contemplados (as) deverão assinar o Termo de Compromisso (Anexo XI) até 10 (dez) dias após publicação do resultado final, sob pena de perda do direito ao Auxílio.
Link para envio do Termo de compromisso e dados bancários até 15/09/2021, conforme cronograma do referido Edital: https://forms.gle/aFEuriQhZQbshwVL7. Ressaltamos que não serão aceitos dados bancários e termos de compromisso enviados por e-mail ou qualquer outro endereço eletrônico. Utilize apenas o link acima para esta ação.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o setor de Assistência Estudantil e Ações Inclusivas pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Edital 13/2021 - Resultado Final

 

01.09.2021

Edital 13/2021 - Estudantes selecionados

Edital 13/2021 - Estudantes indeferidos

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->