Servidores do IFPA ministram palestras e minicursos para profissionais da Educação

• Publicado: Terça, 23 de Janeiro de 2018, 13h25
  • Última atualização em Terça, 23 de Janeiro de 2018, 14h18

Do dia 17 a 20 de janeiro, o IFPA/Campus Tucuruí participou da semana pedagógica organizada pela 16ª URE (Unidade Regional de Ensino) de Tucuruí. Durante esses dias, professores e técnicos do Instituto, por meio do projeto de extensão “Ciclo de Oficinas de Aperfeiçoamento Docente”, realizaram palestras e oficinas no auditório e sala de aula da Faculdade Gamaliel, com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento técnico de profissionais que atuam na Educação Básica nas escolas públicas do município de Tucuruí (PA).

Cleonice Pereira, uma das coordenadoras da 16ª URE, explica que anualmente é organizada uma semana pedagógica para discussão de assuntos relacionados às práticas dos profissionais da Educação. “Este ano, nós fizemos uma pesquisa com alguns profissionais [que trabalham com educação], fizemos visitação em escolas, tem uma psicóloga que nos ajuda, e elencamos as temáticas que poderiam vir ao encontro das expectativas dos professores e profissionais que atuam na escola. E aí firmamos uma parceria com o IFPA para que essas temáticas fossem desenvolvidas e abordadas na semana pedagógica”.

Coordenadora desse projeto de extensão e professora do IFPA/Campus Tucuruí, Adriana Albuquerque avalia o resultado do evento como muito positivo, superando as expectativas de participação e de aceitação pelo púbico-alvo. “Ao término da programação, os professores e diretores solicitaram outros eventos com carga horária maior para que os temas abordados neste sejam debatidos mais detalhadamente. [Foi] pré-agendada com a 16º URE uma reunião para tratar dos detalhes e possibilidades de projetos futuros”, comenta.

Ronaldo Martins, que é pedagogo do IFPA e participou do evento como palestrante, conta que essa experiência foi bastante proveitosa. “Aceitei o convite porque acho que a gente tem muito a contribuir com os demais servidores e a aprender também. Então o auditório está lotado e isso é bom, essa valorização, essa troca de informações”, avalia.

Participante da semana pedagógica, Augusto Magalhães, professor de História na Escola Raimundo Ribeiro de Souza, considera importante essa iniciativa de todo o início de ano acontecer essa semana pedagógica com palestras e debates, trazendo temas relevantes. Ele diz que apesar das atividades serem extensas e alguns colegas não conseguirem participar o dia inteiro, a experiência é válida.

Outra participante da semana pedagógica, Edna do Socorro Carvalho, técnica em Educação da Escola Raimundo Ribeiro de Souza, avalia que o evento é um bom momento para aprender coisas novas e aplicá-las no dia a dia da profissão.A gente nunca sabe de tudo, tem sempre uma coisa a mais que a gente precisa saber, então é um momento de nos enriquecemos, ter mais conhecimento, e são pontos muito bons”, conclui.