Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

PSU 2021: Habilitação de matrícula

  • Publicado: Segunda, 01 de Março de 2021, 10h40
  • Última atualização em Segunda, 05 de Julho de 2021, 10h16
  • Acessos: 4526

05.07.2021
Atenção, candidatos e candidatas!
 
Chamada suplementar para verificação de veracidade da autodeclaração dos candidatos aprovados em vagas reservadas para cotas étnico-raciais que não compareceram à sessão de procedimento de heteroidentificação.
27.05.2021
PSU 2021.1 abre terceira chamada da lista de espera
 
O Instituto Federal do Pará (IFPA) abriu a terceira chamada para o Processo Seletivo Unificado (PSU) 2021.1. Dessa vez, a chamada contém cinco vezes a mais o número de vagas que ainda restam. Para ocuparem as vagas, os candidatos que estiverem na lista devem fazer o pré-cadastro on-line no Sistema Integrado de Gestão de Atividade Acadêmica (Sigaa), a comprovação de notas e a habilitação de matrícula. As três etapas devem ser realizadas uma em seguida da outra, até o dia 31 de maio de 2021. Detalhes e orientações estão no documento de terceira chamada.
Durante esse mesmo período, a Comissão do Processo Seletivo (Compese) vai verificar as notas informadas na inscrição e os documentos de comprovação. Se houver alguma diferença, o candidato será desclassificado. Outra possibilidade é que a Compese peça ao candidato para enviar novamente o documento de comprovação de notas, por isso é necessário que o candidato continue acompanhando, todo dia, a situação no Sigaa.
Habilitação de Matrícula
 
Após fazer o pré-cadastro e enviar os documentos de comprovação de notas, o candidato precisa realizar, logo em seguida, a Habilitação de Matrícula. Para isso, deve enviar a documentação necessária para o e-mail da Compese (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Todos os documentos para Habilitação de Matrícula devem estar digitalizados e em um único arquivo, no formato PDF. É importante digitalizar a frente e o verso dos documentos, quando houver informações na parte de trás.
É possível que a Compese peça ao candidato para enviar novamente alguma documentação ou documento complementar, para a análise da sua situação, por isso, mesmo após realizar a Habilitação de Matrícula, o candidato deve ficar atento à caixa de entrada do seu e-mail.
 
13.05.2021

Convocatória para realização das ações de heteroidentificação dos candidatos provados na 1ª chamada

O IFPA CONVOCA os candidatos que tiveram suas habilitações de matrícula deferidas na 1ª chamada do PSU Técnico e Graduação 2021 para realização do procedimento de aferição da veracidade da autodeclaração etnico-racial por meio de ações de heteroidentificação.

Por conta da Pandemia de Covid-19, o procedimento de aferição será realizado remotamente por meio da INTERNET, utilizando-se a ferramenta virtual GOOGLE MEET.

As relações com os nomes dos candidatos convocados, número de inscrição, Campus e curso, modalidade de concorrência, data e hora que o candidato deverá acessar a sala virtual, estão disponíveis no site do processo seletivo.

Confira o cronograma de cada campus:

Técnico Integrado: https://prosel.ifpa.edu.br/psu-tecnico-integrado-2021

Técnico Subsequente: https://prosel.ifpa.edu.br/psu-tecnico-subsequente-2021

Graduação: https://prosel.ifpa.edu.br/psu-graduacao-2021

06.05.2021
2ª Chamada da Lista de Espera PSU 2021!
 
Leia com atenção as orientações para comprovação de notas e habilitação de matrícula, que serão aceitas até o dia 14 de maio.
 
05.04.2021

 

Atenção, candidatos!

O prazo para Habilitação de Matrícula, constante na convocatória n° 01 – habilitação de matrícula, foi prorrogado até o dia 14 de abril. Durante esse período, a comissão procederá reanálise da situação específica dos candidatos que foram indeferidos por divergência de notas, mas que apresentaram suas documentações no prazo estabelecido.

A Comissão, no intuito de explicar o processo de seleção e reanálise, fará uma live no facebook oficial do IFPA às 11h30 da manhã do dia 06/04.

Acesse o comunicado:

PSU Técnico Integrado: https://prosel.ifpa.edu.br/psu-tecnico-integrado-2021

PSU Técnico Subsequente: https://prosel.ifpa.edu.br/psu-tecnico-subsequente-2021

PSU Graduação: https://prosel.ifpa.edu.br/psu-graduacao-2021

Live explicativa PSU
Data 06/04
Hora: 11h30 da manhã
Local: https://www.facebook.com/IfpaOficial

 

 

24.03.2021

Habilitação de matrícula!

A Comissão de Processo Seletivo do IFPA informa que inicia hoje (24) a convocação dos candidatos que tiveram, após comprovação de notas, o pré-cadastro on-line de calouro deferido. Os candidatos devem apresentar, até o dia 31 de março, todos os documentos necessários para a habilitação de matrícula.

Devido à pandemia, este ano a habilitação de matrícula será feita de forma on-line. Os candidatos devem enviar toda a documentação necessária para o e-mail da Compese do campus ao qual se inscreveu. O candidato deverá digitalizar todos os documentos para habilitação de matrícula e criar um arquivo único em formato PDF. É necessário digitalizar frente e verso dos documentos quando estes apresentarem alguma informação.

As listas com os e-mails das Compeses e os documentos exigidos para a habilitação de matrícula estão no documento de convocação disponível na lista de documentos de cada modalidade (https://prosel.ifpa.edu.br/
), onde também constam informações sobre a Aferição de Renda Familiar Bruta Mensal. O documento deve ser lido atentamente e por completo, para que o processo seja feito corretamente.

Após o envio da documentação para habilitação de matrícula, o candidato deve se manter atento ao seu e-mail, pois a Compese poderá solicitar o reenvio de algum documento complementar, previsto no edital, que possibilite a análise da sua situação. Caso isso ocorra, será de inteira responsabilidade do candidato responder essa solicitação.

OBSERVAÇÃO 1: Repetimos: leia com atenção todas as orientações contidas na convocação! Após essa etapa de habilitação de matrícula, teremos a fase da heteroidentificação dos candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

OBSERVAÇÃO 2: Aqueles que não comprovaram as notas com as quais concorreram (indeferidos) ou que perderam o prazo, não serão convocados para habilitação de matrícula e nem para a heteroidentificação. Segundo o edital, eles estão eliminados. Para a segunda chamada não há uma data definida, ela só ocorrerá após finalização da habilitação e matrícula da primeira chamada, e caso restem vagas para o chamamento de candidatos da lista de espera. O candidato deve ficar atento às publicações de convocação.

OBSERVAÇÃO 3: E-mail da Compese do Campus Tucuruí (para o envio dos documentos): Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Confira todas as orientações, como o resultado da comprovação de notas, a convocação para a habilitação de matrícula e os anexos em:
https://prosel.ifpa.edu.br/psu-tecnico-integrado-2021

https://prosel.ifpa.edu.br/psu-tecnico-subsequente-2021
https://prosel.ifpa.edu.br/psu-graduacao-2021

18.03.2021

Atenção, candidato(a) pré-matriculado(a) com status indeferido!

A Comissão do Processo Seletivo do IFPA Campus Tucuruí receberá até ao meio-dia de amanhã (19/03/2021) os comprovantes das notas declaradas, os quais foram solicitados a retificação através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Fique atento(a) quanto ao documento que foi utilizado para preencher a sua declaração e envie exatamente o mesmo em um arquivo PDF, para evitar divergências em relação às notas declaradas.

Observação: Documentos recebidos por e-mail ou outros meios, que não sejam o SIGAA, serão recusados e você pode ser desclassificado(a).

 
 
13.03.2021

COMUNICADO Nº 01, DE 12 DE MARÇO DE 2021

Caro(a) candidato(a),

A Comissão de Processo Seletivo (COMPESE) do IFPA, considerando problemas de ordem técnica que afetaram o funcionamento do Sistema Integrado de Gestão de Atividade Acadêmica (SIGAA) da instituição, sobretudo em relação à realização do “Pré-cadastro Online de Calouro” e à comprovação das notas no referido sistema pelos candidatos aprovados no processo seletivo PSU 2021.1, além de oscilações e quedas de energia nos últimos dias, comunica a todos os candidatos aprovados em 1º Chamada no PSU 2021.1 que fica prorrogado o prazo para comprovação das notas, constante no documento “Orientações para Comprovação de Notas Informadas no PSU2021.1”, publicado na página do processo seletivo.

Fica o referido prazo prorrogado até as 23 horas e 59 minutos do dia 17 de março de 2021. Permanecem inalteradas as demais orientações contidas naquele documento e no tutorial para o “Pré-cadastro Online de Calouros”, também publicado na página do processo seletivo.

05.03.2021

Orientações para a comprovação de nota e pré-cadastro de calouros

Os candidatos classificados para os cursos ofertados no PSU 2021.1 (que estão listados na 1ª chamada) deverão realizar o pré-cadastro de calouros no Sistema Integrado de Gestão de Atividade Acadêmica – SIGAA do IFPA e comprovar as notas informadas no sistema de inscrição do processo seletivo, anexando o documento comprobatório constando as notas conforme informadas, a partir da data de hoje, 05 de março de 2021, até as 23 horas e 59 minutos do dia 14 de março de 2021.

Leia atentamente as orientações a seguir:

Orientações para Comprovação das Notas Informadas

Tutorial para o pré-cadastro de calouros

04.03.2021
Resultado Final e 1ª Chamada
 
 
Atenção, aprovados! Aguardem as instruções para os próximos passos.
 
Observação: 
No resultado final (lista geral) consta o nome e colocação dos candidatos inscritos. Já na 1ª chamada há os nomes dos candidatos aprovados e aptos a realizarem a matrícula.
Segundo o edital, os candidatos classificados além do número de vagas ofertadas no processo seletivo comporão a lista de espera, obedecendo-se à ordem decrescente de pontuação, por campus, curso, turno e modalidade de concorrência. Dessa forma, caso haja a eliminação ou desistência de algum candidato da 1ª chamada, os candidatos da lista de espera serão convocados nas próximas chamadas, de acordo a colocação na lista geral.
 
 26.02.2021
Atenção ao resultado preliminar do PSU2021! 
 
Para acessar as listas com a classificação geral dos candidatos, acesse o link do seu interesse:
Link alternativo PSU Técnico Integrado: https://drive.google.com/.../15oZAOlmpt4PjMG0bWGAY0tJTlUz...
Link alternativo PSU Técnico Subsequente: https://drive.google.com/.../1SR64VvjA91_s_b5uV...
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->